Sem categoria

KPIs de RH: saiba como medir o desempenho da empresa

Quando falamos em indicadores, muitas pessoas pensam diretamente em marketing ou no setor financeiro de uma empresa. No entanto, a área de Recursos Humanos conta com Indicadores-Chave de Processos, que servem para compreender uma série de detalhes sobre a rotina do negócio.

Com as marcas se tornando cada vez mais competitivas, é fundamental monitorar esses dados para elaborar estratégias assertivas para otimizar a produtividade e os resultados como um todo.

Venha conferir o que são KPIs, qual é a importância de medi-los e quais são os principais para o RH. Boa leitura!

O que é Key Performance Indicators (KPIs)?

Os indicadores-chave de performance são índices calculados pelo RH que ajudam a compreender como as decisões tomadas estão se refletindo na estrutura da empresa.

Por exemplo, a criação de um novo serviço significou um aumento de 100% nas vendas. À primeira vista, parece ótimo, mas como garantir que os custos não aumentaram ainda mais, ou que a equipe não está se desgastando para realizar todos os processos.

Os KPIs são essas medidas que, em conjunto, servem para que o tomador de decisões encontre as melhores alternativas para perseguir os objetivos da empresa de maneira saudável e acertada com base em dados reais, e não impressões.

Conheça os principais KPIs de RH

O turnover é o principal KPI do RH. Esse índice mostra o quanto os seus colaboradores estão engajados com a empresa. Na prática, é a rotatividade. Quanto mais funcionários se desligam, mais recrutamentos e contratações precisam ser feitos. Isso significa um aumento significativo nos custos, o que impacta outras áreas do negócio.

Outro ponto importante que precisa ser calculado é a Receita por Empregado. Consiste em pegar a receita total da empresa em um período, dividindo pelo número de colaboradores. Se esse índice é menor do que os custos com o pessoal, então, há um desequilíbrio que precisa ser resolvido com urgência.

Paralelamente, o custo por empregado é fundamental não apenas para o índice anterior, mas também para compreender toda a viabilidade econômica da empresa. Se ele está alto, é necessário investigar a fundo as razões para isso, antes que se torne um problema maior.

Importância dos indicadores de RH para as empresas

Os indicadores de RH são fundamentais para que uma empresa possa tomar decisões baseadas em dados reais e confiáveis.

Esse setor é responsável por gerir os colaboradores de modo a formar equipes de alta performance, gerando receita e lucro para a empresa.

Dessa forma, quanto maior for a taxa de acerto nas contratações na retenção de talentos, melhor tende a ser a história da companhia no longo-prazo.

Sem os KPIs, todas as decisões são tomadas com base em impressões, o que pode gerar resultados devastadores mesmo para empresas consolidadas no mercado.

Conclusão

A área de Recursos Humanos trabalha tanto com KPIs quanto o setor financeiro ou administrativo. Por meio deles, as decisões são concretas, e não subjetivas.

Empresas de recrutamento e seleção compreendem a importância desses índices para selecionar os melhores candidatos no mercado de trabalho que atendam as demandas de cada negócio.

Nós separamos um material exclusivo com 12 indicadores de RH que você deve estar atento para gerar resultados consistentes. Confira agora mesmo!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X