Sem categoria

6 razões para testar o seu inglês antes de colocar no currículo

Escrito por Fluenglish

Já se foi o tempo em que ter uma segunda língua era considerado diferencial no mercado. Hoje, o domínio da língua universal é ítem eliminatório para muitos cargos e esta é apenas uma das razões para testar o seu inglês.

Um currículo de destaque com as devidas certificações e atributos desponta na frente de muitos num processo seletivo. Hoje, as equipes de RH estão cada vez mais treinadas e condicionadas a realizar uma leitura dinâmica em busca das informações mais relevantes. E como é impossível checar a veracidade de cada informação, as certificações são extremamente valorizadas.

Isso porque quando o recrutador vê que a proficiência que busca num candidato já está comprovada por um certificado fiel, seu trabalho se torna muito mais fácil. E quando falamos em certificação de uma língua estrangeira não é diferente.

Mas, antes de colocar o tão cobiçado segundo idioma no seu currículo, conheça 6 razões para testar o seu inglês.

1. Validar seus conhecimentos

Muitas vezes nos baseamos em achismos quando se trata do conhecimento em alguma língua. Podemos pensar que temos um domínio intermediário ou avançado, quando na verdade na prática a coisa não sai como você imaginou.

Por outro lado, o diploma que se recebe do seu curso não atesta a qualidade de seus conhecimentos, pois não têm valor comprobatório perante o Ministério da Educação (MEC). Assim, para que a fluência seja atestada é preciso validar seus conhecimentos com uma certificação profissional respeitada pelo mercado e você pode escolher a que melhor lhe atende.

As mais conhecidas, como o International English Language Testing System (IELTS) e o Test of English as a Foreign Language (TOEFL),contam com uma validade de dois anos. Dessa forma, talvez seja melhor escolher um teste como o da Cambridge English.

2. Dar prestígio ao seu currículo

Apresentar um nome de peso em seu currículo é uma das principais razões porque você deve testar o seu inglês. A Cambridge English oferece provas online gratuitas e as oficiais variam entre R$ 600 e R$ 800 aproximadamente.

Apesar de num primeiro momento parecer muito caro, ter essa comprovação dá um grande prestígio à sua candidatura perante o RH, pois os recrutadores entendem esse investimento.

3. Mostrar diferencial

De acordo com pesquisas, o Brasil está em 41º lugar no ranking de domínio da língua (dentre 70 países analisados). Esta avaliação mostra um quadro de grandes oportunidades a ser explorado.

Portanto, mais uma dentre as razões para testar o seu inglês, é que a maioria de seus concorrentes não estão aptos, ou sequer apresentam certificados de domínio da língua. E sabendo disso você mostra o diferencial que muitos recrutadores estão buscando.

4. Garantir que você sabe

Empresas que buscam por certificados estão na verdade procurando por garantias. Dessa forma, a certificação que leva em conta a escrita, leitura e comunicação oral atesta seus conhecimentos na língua. Mas, fique atento à escolha dos exames.

Cada um leva em conta níveis de conhecimento e você precisa escolher a opção mais adequada ao seu caso. Assim, conheça bem a empresa para a qual está se candidatando e, sobretudo, avalie se o teste condiz com as expertises exigidas dentro de sua área de atuação.

5. Impulsionar sua carreira

Se além de buscar recolocação profissional você pretenda alavancar sua carreira, esta é mais uma razão para testar seu inglês. Pessoas que estão em busca constante por conhecimento são considerados diferenciais no mercado de hoje.

Portanto, o certificado é um diferencial entre você e seus concorrentes, mostrando que está muito bem preparado e dentro da organização tem um papel chave, pois é detentor de informações que a maioria de seus colegas não têm.

Além disso, com o idioma na ponta da língua, você não perde as melhores chances de network, pois poderá se conectar com profissionais de vários países.

6. Estar seguro na hora da entrevista

Ter a comprovação de um certificado não exclui uma dinâmica em que o entrevistador peça para conversarem em inglês, ao contrário. Você provavelmente só chegará nesse ponto se o examinador estiver mais certo de suas habilidades.

Mas, relaxe. Se você fez um bom teste sua entrevista de emprego será muito melhor, pois estará seguro sabendo que não mentiu e é só colocar os conhecimentos em prática!

Conclusão

Nesta matéria você descobriu 6 razões para testar o seu inglês antes de colocar no currículo. Com a proficiência comprovada você:

  • Valida seus conhecimentos através de uma certificação reconhecida mundialmente;
  • Dá prestígio à sua candidatura por meio de um investimento que salta aos olhos do recrutador;
  • Atesta diferencial num país que, infelizmente, ainda tem baixa proficiência na língua;
  • Garante seus conhecimentos;
  • Fica tranquilo na hora de realizar sua entrevista.

Agora que você sabe que só existem benefícios para certificar sua fluência, não perca tempo e adquira sua certificação na Fluenglish!

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter