Sem categoria

Como o RH pode se adaptar ao ambiente de trabalho digital

RH
Escrito por Fluenglish

Se há um campo que deve acompanhar a mudança nos hábitos humanos este é o RH e o profissional que está há alguns anos no mercado sabe muito bem disso. As tecnologias da informação e a Revolução 4.0 trouxeram ao ambiente empresarial novas dinâmicas. E quem não se adaptar ao digital está condenado.

O digital já está tão enraizado que não se imagina trabalhar sem ele. No entanto, o ambiente digital vai muito além de usar a internet para mandar e-mails ou fazer pesquisas em motores de busca. Trata-se de uma forma de pensamento, em que tudo se torna mais prático, rápido menos burocrático.

O digital já faz parte do mindset das gerações a partir dos anos 1990 e ele mudou essencialmente a forma como nos relacionamos. Nesse sentido, o RH teve de se adaptar a diversos novos fluxos e rotinas como o ambiente de trabalho digital.

De acordo com dados as Avanade, empresas que implementaram o trabalho digital e suas rotinas obtiveram bons resultados. O levantamento apontou que houve um ganho de 78% em produtividade dos times. Além disso, as receitas foram ampliadas em até 70%.

Mas, o que de fato é este ambiente de trabalho digital e como o Recursos Humanos pode se adaptar a este meio?

O que é pode ser entendido como trabalho digital

O trabalho digital, entre outros fatores, consiste em promover flexibilidade à uma equipe, de forma que esta possa trabalhar remotamente, de qualquer local.

Os benefícios desta dinâmica são muitos. No ambiente digital, é possível criar uma rede social interna onde as informações fluem melhor. Por exemplo, é muito mais simples e barato fazer uma reunião com clientes ou uma equipe de vários lugares diferentes via call.

Além disso, muito tempo pode ser poupado se, ao invés de uma longa reunião presencial, os gestores escolham alinhar seus objetivos por e-mail e depois conversar com cada colaborador sobre pontos de dúvida.

Conforme mencionado acima, o trabalho digital vai além de simplesmente usar a internet, é uma forma de pensar mais dinâmica, com foco em resultados.

Da mesma forma, há diversas plataformas, bots e programas que gerem e resolvem problemas de modo dinâmico e preciso. Adotar essas ferramentas é primordial, caso o RH entenda que é importante ter uma equipe enxuta, por exemplo, ou ainda, deseje obter melhores resultados estratégicos.

Como o RH deve atuar no mundo digital

No mundo digital, o RH precisa se posicionar de forma colaborativa e proativa. Uma vez que há grande mobilidade e as informações circulam de forma muito rápida, o RH precisa auxiliar os colaboradores a se adaptarem ao trabalho digital.

Por outro lado, isso pode ser um desafio, uma vez que esses profissionais também precisem se atualizar nesse sentido.

Para Rose Gabay, profissional de gestão de pessoas há 30 anos e integrante da lista dos RHs Mais Admirados do Brasil em 2017, a gestão de pessoas e o mundo digital devem ter um objetivo: o desenvolvimento de competências.

O que analistas de RH devem fazer para se adaptarem?

Em primeiro lugar, os analistas de RH não precisam ter medo de serem substituídos. Aliás, quanto mais nos aprofundamos na discussão do digital, mais percebemos o quanto é indispensável o humano.

Gabay pondera: “Se você não quer ser substituído por um robô, não se comporte como um robô. Você é humano e não pode querer fazer as mesmas coisas que um robô. Por mais que a tecnologia venha, tem coisas que as pessoas precisam estar à frente.”

Isso significa que, ao mesmo tempo em que os analistas de RH precisem se preocupar em se adaptar à nova realidade, é preciso ter senso crítico. É preciso se adaptar de forma construtiva, ou seja, o digital deve vir para somar no ambiente de trabalho.

Assim, para se adaptar ao digital, o profissional de recursos humanos deve entender que se trata de ferramentas úteis, ou seja, aliadas de sua rotina.

Conclusão

O ambiente de trabalho digital já é uma realidade e para ela, até onde podemos ver, não há volta. Dessa forma, cabe aos profissionais aceitar essa nova dinâmica e aproveitar seus benefícios.

O trabalho digital é a forma como a cultura encontrou para se adaptar aos novos tempos e não perder competitividade. Por isso, os analistas de RH devem estar atualizados quanto às melhores práticas e o que o mercado exige, com relação aos conhecimentos práticos em softwares de gestão e produção. Nesse sentido, é preciso também ficar atento às novas práticas de recrutamento e seleção, como o Inbound Recruiting. Entenda como funciona esta tendência.

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter