Sem categoria

Open hiring: o que é e como impacta o mercado de RH

Não é nenhuma novidade que o mercado de trabalho está sempre se adaptando e incorporando novas tendências de acordo com a evolução da sociedade e das relações trabalhistas. Uma das novas tendências é o Open Hiring, ou Recrutamento Aberto, um processo seletivo diferenciado e mais inclusivo.

A seguir, entenda melhor do que se trata o open hiring, quais são suas vantagens e desvantagens e porque esse tipo de seleção é uma tendência no mercado de RH. Acompanhe conosco e boa leitura.

Saiba o que é open hiring

Basicamente, o open hiring, que também pode ser chamado de contratação aberta ou contratação às cegas, é um processo seletivo que não leva em consideração o histórico do candidato. Assim, a falta de experiência, a existência de antecedentes criminais ou outros fatores que impediriam a contratação não são relevantes. Os candidatos são contratados por ordem de envio de currículos, de forma quase imediata e com pouca triagem.

O modelo foi empregado primeiramente pela empresa americana Gresyton Bakery, que fabrica brownies. De fato, eles têm tanta propriedade no modelo que abriram um centro de assistência para outras empresas que desejam aplicar esse processo que está ganhando cada vez mais adeptos.

O open hiring oferece muitas vantagens, mas ainda há quem se preocupe com os pontos negativos desse tipo de contratação.

Vantagens e desvantagens do open hiring

O open hiring passou a ganhar espaço durante a pandemia, quando houve, ao mesmo tempo, um alto índice de desemprego e uma alta demanda por profissionais em outros setores. Por tratar-se de uma tendência muito nova, há quem fique incerto sobre seus benefícios ou pontos negativos. Confira ambos a seguir:

  • Vantagens: o open hiring oferece uma contratação mais rápida e com menos custo para a empresa. Além disso, ao remover os preconceitos ainda que inconscientes do processo seletivo, garante uma empresa mais diversa e inclusiva, com funcionários leais. Isso leva, também, à menor rotatividade dentro da empresa.
  • Desvantagens: uma das principais desvantagens do open hiring é que ele não pode ser utilizado para todas as vagas – algumas exigem experiência e o histórico precisa ser levado em conta. Outra questão é que há, naturalmente, um risco maior ao não se considerar o histórico dos candidatos.

Por que o open hiring é uma tendência no mercado de RH?

O open hiring tem se mostrado uma grande tendência no mercado de RH por um motivo principal: a inovação que ele oferece. Nos processos seletivos tradicionais, é natural que o RH tenha um padrão de contratação.

Porém, isso leva a um padrão de solução de problemas, o que pode engessar os resultados. Ao trazer pessoas com idades, históricos e vidas diferentes, é possível ter soluções mais inovadoras e melhores resultados.

Conclusão

Como muitas mudanças trazidas pela pandemia, o Open Hiring veio para ficar. Apesar de oferecer um risco maior do que os processos seletivos tradicionais, ele também oferece vantagens como maior diversidade na equipe e um processo seletivo mais barato e rápido. Por esses motivos, as equipes de RH têm cada vez mais incorporado essa tendência nas suas contratações.

Gostou de entender um pouco mais sobre o open hiring? Acesse o nosso blog e confira muito mais conteúdos sobre contratação e processos seletivo, inclusive quais testes são indispensáveis durante uma seleção . Não se esqueça também de se inscrever em nossa newsletter para não perder nenhuma novidade.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X