Recursos Humanos

Processos seletivos à distância: quais os cuidados que o RH deve tornar ?

processo-de-seleçao
Escrito por Fluenglish

Escolher o candidato adequado para preencher a vaga de emprego na empresa nem sempre é uma tarefa fácil. O departamento de RH precisa tomar os devidos cuidados para que o processo seletivo seja feito de maneira responsável e eficiente. Mas e em relação aos processos seletivos a distância?

Importância da tecnologia para o RH

Com a tecnologia, passou a ser possível o recrutamento a distância, em que as ferramentas digitais são utilizadas para auxiliar a escolha dos candidatos.

No entanto, todo cuidado é pouco, principalmente no ambiente virtual. Apesar da praticidade do recrutamento online, o departamento de RH deve estar atento a todos os procedimentos necessários para a contratação de um profissional.

Atualmente, estamos vivendo uma crise mundial, por causa da pandemia de Covid-19. O isolamento social provocou uma reorganização do mundo corporativo, e a opção do processo seletivo a distância, que antes era uma opção, tornou-se obrigatória para garantir a saúde de todos os envolvidos.

Em tempos de crise, é fundamental que o processo seletivo a distância seja ainda mais cuidadoso e detalhado, para que a empresa fuja das contratações equivocadas e do desperdício de capital.

O que é um processo seletivo a distância?

Hoje em dia, a automação dos processos produtivos já é uma realidade em muitas empresas. A tecnologia é indispensável na rotina de qualquer negócio que deseja se destacar e vencer a concorrência.

Para os processos seletivos, a tecnologia é uma forma de realizar o recrutamento digitalmente. Seja apenas em algumas etapas, como durante a triagem de currículos, ou durante todo processo, a principal vantagem do formato é evitar o deslocamento físico.

Alguns exemplos de atividades que podem ser feitas no ambiente virtual são:

  • Entrevistas online;
  • Testes de proficiência;
  • Dinâmica em grupo;
  • Testes comportamentais
  • Testes de habilidades técnicas

– Entre outros.

Usar a tecnologia para a organização dos processos seletivos é uma forma de garantir resultados mais eficientes, em menor tempo. O departamento de RH que entende essa realidade consegue facilitar o procedimento e ainda assegurar candidatos mais competentes.

Quais os cuidados necessários para a realização do processo seletivo a distância?

Antes de tudo, a empresa precisa ter um planejamento estratégico bem elaborado. Sem organização, nada funciona corretamente, principalmente quando estamos falando sobre o ambiente corporativo. Uma boa estratégia para isso é a utilização de planilhas como ferramenta no processo seletivo.

Com a planilha você pode centralizar as informações e ter um panorama comparativo geral entre todos os candidatos.

O processo seletivo online deve ser tratado com a mesma responsabilidade que o presencial.

Garantir que os equipamentos e ferramentas utilizados no processo seletivo online estejam em bom estado é indispensável. Logo, interferências são evitadas e a conversa com o candidato é mais proveitosa. Vale lembrar que estar em um ambiente silencioso e tranquilo também é muito importante.

Outro cuidado obrigatório é a solicitação de certificados do candidato, assim como a verificação das informações fornecidas por ele no momento do processo seletivo.

Outra forma de fazer isso é requisitar cartas de referencias de que comprovem as experiencias profissionais informadas no curriculo. Por ser a distância, essa deve ser uma das etapas principais do recrutamento.

Testes comportamentais, testes de competência técnica e de proficiência também são essenciais. Isso é possível por meio da proposta de desafios antes ou até durante a entrevista online para que o recrutador conheça as habilidades do candidato e se ele está apto para preencher a vaga da empresa.

Realizar dinâmicas em grupo por meio de salas virtuais é uma excelente forma de conhecer o comportamento dos candidatos socialmente.

Quer saber mais?

Entendeu a importância dos cuidados que o RH deve ter para os processos seletivos a distância? Então, acesse o site para saber como avaliar o inglês no processo seletivo da sua empresa e descubra como o teste de inglês online da Fluenglish pode ajudá-lo.

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter