Recursos Humanos

Qual a importância do teste de fluência em inglês e espanhol para o processo de seleção?

fluencia-em-idiomas
Escrito por Fluenglish

A fluência em inglês e espanhol deixou de ser diferencial para os profissionais há muito tempo. 

Numa sociedade cada vez mais globalizada, o domínio do idioma já é condição sine qua non para a contratação em multinacionais. No entanto, muitas empresas ainda não conseguiram encontrar a melhor forma de testar as habilidades dos candidatos no idioma.

Aliás, vê-se que em muitas organizações é comum a baixa assertividade na contratação de profissionais fluentes, uma vez que os representantes de RH têm dificuldades em avaliar essas pessoas. 

Portanto, uma vez que atrair, reter, capacitar e desenvolver profissionais tem se mostrado uma árdua tarefa, os processos de recrutamento – de acordo com o Simpósio de Excelência e Gestão em Tecnologia (SEGeT) – devem ser eficientes em “identificar e atrair os melhores profissionais no mercado de trabalho…”

Nesse sentido, é de extrema importância que as empresas contem com testes de fluência em inglês assertivos. Entenda melhor.

O que são os exames de proficiência?

Avaliações de proficiência são comprovantes do nível da fluência de uma pessoa. Este documento, para ser o mais legítimo possível, deve ser válido em todo o mundo.

Dessa forma, tal certificado pode ser aproveitado para diversas aplicações no exterior, como ingressos em cursos, concorrência de vagas de emprego etc. Mas, não apenas lá fora. 

O teste de fluência em inglês também é muito válido em terras tupiniquins e um dos processos que mais fazem uso deste exame é a candidatura para vagas em organizações.

Qual a importância do teste de fluência em inglês e espanhol para o processo de seleção?

A avaliação auxilia o gestor de Recursos Humanos na seleção do candidato mais bem preparado no que diz respeito ao domínio da língua.

Portanto, a melhor forma de conduzir o exame é por meio da contratação de uma empresa especialista no assunto.

Benefícios de se contratar uma empresa especializada

São inúmeros benefícios em se contratar uma empresa especializada na execução e aplicação de provas proficiência para um processo seletivo. Dentre os principais, podemos citar:

Assertividade na análise dos candidatos:

É essencial pontuar que não se trata de um serviço de simples execução. O exame demanda expertise, tempo e análise criteriosa para que se obtenham resultados precisos.

Economia financeira:

Uma vez que o processo é conduzido por profissionais, não há desperdício do tempo da equipe de RH, o que não gera ônus para a empresa. 

Além disso, por se conquistar resultados mais precisos, evita-se que seja necessária uma nova abertura de processo seletivo, demissão do candidato e outras despesas que definitivamente são caras à empresa.

Otimiza tempo no processo seletivo:

O trâmite para contratação de um funcionário muitas vezes é burocrático e oneroso. Dessa forma, ao se colocar este trabalho nas mãos de uma empresa especializada, o time de RH pode se concentrar em atuar no que realmente se propõe a fazer.

Portanto, com tempo otimizado, o processo seletivo torna-se mais preciso.

Os testes mais populares

No mercado, hoje, existem algumas avaliações largamente conhecidas. As provas mais populares de proficiência em inglês são TOEFL (Test of English as a Foreign Language), IELTS (International English Language Testing System) e os Cambridge.

Testes de fluência em inglês

O TOEFL é uma modalidade gerida pelo órgão norte-americano ETS e é a principal certificação exigida para os candidatos que desejam ingressar em universidades ao redor do mundo. Os exames TOEFL são aplicados em escolas conveniadas.

O  Cambridge ESOL, por sua vez, é um departamento da Universidade de Cambridge e conta com diversos tipos de avaliações, para as mais diversas finalidades. Os testes desenvolvidos pela universidade de Cambridge são mundialmente reconhecidos, sobretudo na Europa.

Por fim, o IELTS, conta com aplicação oral e presencial e também com algumas versões distintas. Além destes, há aqueles formulados especificamente para suprir a demanda de empresas e candidatos, como é o caso da Fluenglish.

Testes de fluência em espanhol

A Fluspanish utiliza a metodologia internacional de aprendizado do DELE e SIELE. O método contempla quatro  etapas: gramática, interpretação, audição e conversação, com questões de múltipla escolha e abertas e etapa escrita de acordo com as necessidade do cliente.

Os Diplomas de Espanhol como Língua Estrangeira (DELE) são certificados que comprovam o grau de competência e domínio do idioma, conferido pelo Ministério da Educação, Cultura e Desporto da Espanha. 

O certificado é dividido de acordo com os níveis do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas. Cada nível descreve os objetivos a serem alcançados pelos estudantes.

Já o Serviço Internacional de Avaliação da Língua Espanhola (SIELE), é um teste que certifica o nível de competência do espanhol para estudantes e profissionais.

É promovido pelo Instituto Cervantes, a Universidade Nacional Autônoma do México, a Universidade de Salamanca e a Universidade de Buenos Aires, garantindo a qualidade das provas e a consideração de todas as variedades linguísticas de uma visão panispânica.

Mas será que estes testes são mais vantajosos para você? Vamos explicar as vantagens da Fluenglish e Fluspanish!

Teste de proficiência Fluenglish e Fluspanish: ideal para empresas e profissionais

Nós, da equipe Fluenglish e Fluspanish temos por objetivo descomplicar a certificação de proficiência em inglês para profissionais e empresas. 

Por isso, desenvolvemos provas sob medida, de acordo com as especificidades de cada nicho de mercado, pois sabemos que isso facilita a questão do nivelamento linguístico no ambiente corporativo.

Ainda, pensando nisso, nossos testes são criados por uma equipe de tutores americanos, o que garante maior precisão e credibilidade dos resultados.

As provas são desenvolvidas de forma a avaliar todos tópicos da língua inglesa: fala, escrita, escuta e, também, interpretação de texto. Tudo isso com o resultado em 48 horas.

Além disso, o processo é ágil, 100% online e o candidato tem acesso ao seu desempenho na plataforma, contando também com o feedback de professores nativos que acompanham as 5 etapas do teste: gramática, interpretação, audição , conversação e escrita.

Por meio da certificação de fluência, tanto candidato quanto empresa contam com praticidade, segurança e a certeza de resultados precisos e críticos.

Portanto, seja você candidato a uma vaga ou empresa em busca de um profissional capacitado no idioma, entre em contato com a Fluenglish e garanta economia e precisão para o seu processo seletivo.

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter