Dicas

Teste de proficiência em inglês: 7 dicas para passar na prova

Teste de proficiência em inglês
Escrito por Fluenglish

A proficiência em inglês é algo muito importante na carreira de qualquer pessoa, independente do seu objetivo, que pode ser conseguir uma pós-graduação fora do país, melhorar a sua colocação profissional ou até mesmo se recolocar profissionalmente.

Essa é uma das poucas maneiras de mostrar que o seu inglês tem um nível apto para o objetivo almejado e, muitas vezes, é uma exigência básica.

No entanto, para conseguir esse feito, é preciso ser aprovado no teste de proficiência em inglês. Essa prova pode ser uma grande pedra no sapato para algumas pessoas, pois pode deixá-las muito ansiosas e nervosas.

Mas não é preciso se preocupar; com algumas boas práticas em relação à sua rotina de estudos, é possível garantir uma boa pontuação na prova e evitar que qualquer fator emocional prejudique o seu desempenho. Ficou interessado em como conseguir isso? Então, confira nossas dicas:

1. Domine as técnicas avançadas

A primeira dica para se dar bem no teste de proficiência em inglês é dominar de forma avançada a leitura e a interpretação de texto.

Afinal, uma das partes importantes do teste faz referência à interpretação de textos, e uma das maneiras de saber se a pessoa merece a proficiência ou não é sendo rigoroso, principalmente na exigência da gramática.

Então, não deixe de treinar constantemente e buscar saber como pode ser alguém “fora da curva” nesse aspecto.

2. Estude a gramática de forma efetiva

Já que tocamos no assunto da gramática, a segunda dica é totalmente dedicada a ela.

Muitos candidatos acabam negligenciando essa parte, pois acham que basta saber o básico e o que importa é apenas o vocabulário. Ledo engano!

O fato é que as provas de proficiência são técnicas por natureza, o que faz com que a gramática seja exigida em nível avançado. Por isso, estudá-la é fundamental.

Mas não se assuste! Você não vai precisar dominar 100% dela. Basta focar em alguns pontos importantes, como:

  • Tempos verbais
  • Conjunções
  • Prefixos
  • Sufixos
  • Grupos nominais

Dominando essas estruturas, as chances de você se dar muito bem no teste só aumentam!

3. Assista séries e filmes em inglês

Já faz um bom tempo que o brasileiro vem sendo adepto de assistir, principalmente, séries internacionais, além dos filmes que fazem parte da sua rotina de entretenimento desde sempre.

Então, por que não utilizar esse momento de diversão para auxiliar no estudo para o teste de proficiência? Assim, você aprende se divertindo! Basta se concentrar que esse aprendizado fluirá naturalmente.

A nossa sugestão é começar assistindo um episódio de uma série ou filme com legenda, a fim de entender melhor sobre os diálogos presentes na história.

Depois você pode assistir com a legenda em inglês e, finalmente, sem legenda. Obviamente aparecerão expressões e palavras cujo significado talvez você não lembre. Então, anote-as para entendê-las melhor em um momento posterior.

4. Use e abuse dos simulados

Uma das melhores maneiras de se estudar para qualquer prova é realizando os testes das edições anteriores.

Sendo assim, primeiro resolva os testes dos anos passados no seu tempo, sem se preocupar muito com o tempo oficial da prova.

A partir do momento que você começa a pegar certa prática, faça simulações como se fosse o dia da prova, para que você consiga acelerar o seu desempenho e realizá-la com eficiência, porém dentro do tempo que é exigido.

A grande sacada nesse processo é fazer isso desde o início, pois não é de uma hora para outra que conseguimos aprender uma língua nova. Então, a prática é essencial e não será nas vésperas da prova que ela resolverá a sua vida!

5. Aplique o inglês em assuntos de seu interesse

Para que esse processo de aprendizado fique cada vez mais interessante e menos maçante, o que acha de buscar por assuntos que o interessam, só que em inglês?

Essa dica é válida, pois há quem diga que o aprendizado é muito mais prazeroso quando estamos interessados no assunto em questão.

Então, encontre notícias, vídeos, livros e até filmes em inglês que estejam relacionados com coisas que você gosta!

Além disso, tente adaptar a sua rotina para que você possa praticar sempre, tal como fazer compras pela internet em inglês, mudar o idioma do seu celular e até conversar por algumas horas do dia com pessoas que fazem parte do seu convívio.

6. Equilibre o tempo de estudo com o seu lazer

Estudar é preciso e será a melhor estratégia para que você consiga passar no teste. No entanto, os momentos de relaxamento são tão importantes quanto.

O grande segredo para ir bem na prova não é estudar em excesso, nem estudar de última hora, mas sim ter equilíbrio nessa prática. Então, se esforce bastante nos momentos de estudo e jamais deixe de ter uma “válvula de escape” para relaxar, que são os momentos de lazer.

O fato é que, quando estudamos muito, nosso cérebro fica sobrecarregado, e, dependendo do nível desse estudo, não adianta nada estudar mais ainda, pois o desempenho não melhorará; ele até piora. Então, esteja sempre intercalando esses momentos com atividades que você gosta de fazer, como a prática de esportes e meditação, e até mesmo tendo momentos divertidos com sua família e seus amigos.

7. Se prepare para a prova

Por fim, nossa última dica é se preparar para a prova. Principalmente para você que estudou por um bom tempo, pois não será nos últimos minutos que dará motivos para a ansiedade bater e o emocional ser afetado, não é mesmo?

Então, no dia anterior, procure relaxar e esquecer-se dos estudos. Além disso, alimente-se bem para não correr o risco de ter alguma indisposição no momento do teste. Junto a isso, tenha uma boa noite de sono, evitando dar margem para que o cansaço o atrapalhe no momento da prova.

No mais, no dia da prova, deixe tudo preparado com antecedência e busque chegar cedo ao local para se concentrar.

Agora que você já sabe como se dar bem no teste de proficiência em inglês, conheça 7 aplicativos para estudar inglês agora mesmo.

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter