O ano de 2020 foi um catalisador de mudanças fundamentais nas estruturas dos negócios. Destacaram-se aqueles que possuem operações enxutas, maior digitalização de processos e um planejamento estratégico eficiente.
A transformação digital se tornou um ponto de inflexão essencial para a sobrevivência dos negócios, além da sua manutenção no mercado em ritmo de crescimento. Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo sobre a sua aplicação no RH, detalhando os principais impactos. Confira!
O que é a transformação digital no RH?
Os processos no setor de Recursos Humanos podem ser os mais burocráticos dentro de um negócio e, se não forem, poderão gerar resultados desastrosos para a companhia. Afinal, é responsável por lidar com pessoas, e com elas não é tão simples prever tendências ou analisar comportamentos como é na gestão financeira, por exemplo.
A transformação digital está ligada à fusão entre tecnologia e conhecimento especializado. É uma maneira de sofisticar os processos nos recursos humanos, ao passo que otimiza as rotinas e elimina tarefas desnecessárias.
Quais são os principais impactos?
Em um mercado cada vez mais competitivo, a transformação digital não é mais uma tendência, mas o presente! É de vital importância que os negócios ampliem a tecnologia nos setores mais estratégicos, de modo a reduzir o desperdício de tempo dos seus colaboradores.
Aumento na produtividade
O primeiro impacto evidente a ser notado é o crescimento exponencial da produtividade. Como dito anteriormente, é possível delegar a sistemas e máquinas as tarefas repetitivas do setor, restando ao colaborador apenas aquelas que exigem um tratamento individual e especializado.
Tais processos que podem ser automatizados são a aquisição de informações sobre colaboradores, extração de dados de currículos, um tratamento prévio dos candidatos, aplicação de testes de proficiência em inglês, entre outros.
Modernização estratégica
Muitos gestores pensam que o planejamento estratégico deve ser único e exclusivo da equipe administrativa, mas o setor de RH também precisa definir seus objetivos, metas, métricas e traçar um caminho de crescimento para o negócio.
A retenção de talentos é uma das tarefas mais complicadas em qualquer negócio. No entanto, com a mudança em uma cultura empresarial causada por essa transformação, é possível conversar diretamente com o público que está entrando no mercado de trabalho cheio de ideias inovadoras.
Atualização constante
Outro ponto essencial de ser levantado, e que tem relação com essa competitividade de mercado, é a capacidade de se adaptar. No final das contas é ela que define as empresas sólidas das medíocres.
É preciso estar pronto para assumir riscos, com o devido planejamento, e aprender com os erros. Através da automação do RH é possível mitigar os erros e analisar de modo compilado todos os dados inseridos no sistema, de modo a ter uma visão global da situação real do setor.
O uso da tecnologia como aliada ao desenvolvimento dos negócios é essencial para empresas que buscam se destacar e se manter competitivas no mercado. A transformação digital revoluciona a forma com a qual as companhias lidam com o setor de RH.
Quer saber mais?
Percebeu quantos benefícios contratar uma empresa especializada para realizar a avaliação de inglês do seu candidato pode trazer? Então, veja mais sobre como nós da Fluenglish podemos ajudar você.