Recursos Humanos

Transformação Digital e o RH: confira os principais impactos

transformacao-digital

O ano de 2020 foi um catalisador de mudanças fundamentais nas estruturas dos negócios. Destacaram-se aqueles que possuem operações enxutas, maior digitalização de processos e um planejamento estratégico eficiente.

A transformação digital se tornou um ponto de inflexão essencial para a sobrevivência dos negócios, além da sua manutenção no mercado em ritmo de crescimento. Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo sobre a sua aplicação no RH, detalhando os principais impactos. Confira!

O que é a transformação digital no RH?

Os processos no setor de Recursos Humanos podem ser os mais burocráticos dentro de um negócio e, se não forem, poderão gerar resultados desastrosos para a companhia. Afinal, é responsável por lidar com pessoas, e com elas não é tão simples prever tendências ou analisar comportamentos como é na gestão financeira, por exemplo.

A transformação digital está ligada à fusão entre tecnologia e conhecimento especializado. É uma maneira de sofisticar os processos nos recursos humanos, ao passo que otimiza as rotinas e elimina tarefas desnecessárias.

Quais são os principais impactos?

Em um mercado cada vez mais competitivo, a transformação digital não é mais uma tendência, mas o presente! É de vital importância que os negócios ampliem a tecnologia nos setores mais estratégicos, de modo a reduzir o desperdício de tempo dos seus colaboradores.

Aumento na produtividade

O primeiro impacto evidente a ser notado é o crescimento exponencial da produtividade. Como dito anteriormente, é possível delegar a sistemas e máquinas as tarefas repetitivas do setor, restando ao colaborador apenas aquelas que exigem um tratamento individual e especializado.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Tais processos que podem ser automatizados são a aquisição de informações sobre colaboradores, extração de dados de currículos, um tratamento prévio dos candidatos, aplicação de testes de proficiência em inglês, entre outros.

Modernização estratégica

Muitos gestores pensam que o planejamento estratégico deve ser único e exclusivo da equipe administrativa, mas o setor de RH também precisa definir seus objetivos, metas, métricas e traçar um caminho de crescimento para o negócio.

A retenção de talentos é uma das tarefas mais complicadas em qualquer negócio. No entanto, com a mudança em uma cultura empresarial causada por essa transformação, é possível conversar diretamente com o público que está entrando no mercado de trabalho cheio de ideias inovadoras.

Atualização constante

Outro ponto essencial de ser levantado, e que tem relação com essa competitividade de mercado, é a capacidade de se adaptar. No final das contas é ela que define as empresas sólidas das medíocres.

É preciso estar pronto para assumir riscos, com o devido planejamento, e aprender com os erros. Através da automação do RH é possível mitigar os erros e analisar de modo compilado todos os dados inseridos no sistema, de modo a ter uma visão global da situação real do setor.

O uso da tecnologia como aliada ao desenvolvimento dos negócios é essencial para empresas que buscam se destacar e se manter competitivas no mercado. A transformação digital revoluciona a forma com a qual as companhias lidam com o setor de RH.

Quer saber mais?

Percebeu quantos benefícios contratar uma empresa especializada para realizar a avaliação de inglês do seu candidato pode trazer? Então, veja mais sobre como nós da Fluenglish podemos ajudar você.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X