Carreira

6 técnicas para se preparar para prova de proficiência em inglês

Escrito por Fluenglish

Nos dias atuais, é fato que o mercado de trabalho está bastante concorrido e saber inglês é essencial, não apenas um diferencial. Por esse motivo, obter um certificado comprovando sua proficiência na língua é um ponto fundamental a ser levado em conta.

A prova de proficiência em inglês é realizada no mundo todo para comprovar a aptidão do indivíduo na língua inglesa. E aqui no Brasil não é diferente: também são realizadas provas para medir o nível de conhecimento de inglês das pessoas.

Por ter essa importância mundial, a prova de proficiência deixa qualquer currículo mais forte, competitivo e passa mais credibilidade para o profissional.

Se você pensa em fazer a prova de proficiência em língua inglesa, continue a leitura conosco e saiba 6 técnicas para se preparar para essa prova e mandar bem!

1. Estudar pontos específicos da gramática

Antes de tudo, é importante saber em qual nível de inglês você se enquadra. Há uma série de classificações: iniciante, básico, intermediário, pós-intermediário, avançado e proficiente.

Se, ao realizar um teste antes da prova, seu nível de inglês estiver abaixo do intermediário, é sugerido que não se realize a prova. Pois, além dela ser paga, de nada adianta a certificação de proficiência para níveis mais básicos de inglês.

Por outro lado, se o seu nível de inglês já é considerado acima do intermediário e você vai realizar a prova de proficiência, a dica é: estude pontos específicos da gramática de língua inglesa. 

Por ser uma prova bastante técnica, são cobradas questões bem particulares, necessitando que você tenha bastante conhecimento da gramática da língua inglesa para resolvê-las.

Foque em estudar temas como prefixo, sufixo, conjunções, tempos verbais e grupos nominais. Assim, você tem mais chances de ir bem na prova.

2. Elaborar um plano de estudos 

Elaborar um plano de estudos é essencial para que você consiga se programar para estudar toda a matéria necessária e se sentir seguro na hora da prova, sem deixar passar nenhum conteúdo.

Então, o seu cronograma de estudos deverá ter as matérias nas quais você tem mais facilidade e mais dificuldade, exercícios para resolver, matérias para revisar e até mesmo dias reservados para fazer simulações da prova com tempo cronometrado.

Uma dica para que os estudos rendam é utilizar a técnica do pomodoro, que é basicamente estudar durante 25 minutos ininterruptos e parar por 5 minutos para descansar.

Falando em descanso, não se esqueça de colocar intervalos de lazer no seu cronograma! Isso é essencial para a qualidade dos seus estudos.

3. Praticar conversação com outras pessoas

A prova de proficiência em inglês não é feita somente de textos, ou seja, nela avalia-se também a sua capacidade de ouvir e compreender a língua inglesa. Portanto, praticar a conversação auxilia a aprimorar essas capacidades e obter mais confiança para a realização da prova.

Mas lembre-se de praticar conversação com pessoas que possuam nível de inglês avançado. Isso porque é importante para não cometer equívocos nesse momento, como erros de pronúncia, vícios de linguagem e outros “tropeços” que possam te levar a alguma confusão no momento da prova.

Além de praticar a conversação, sugerimos também que, ao assistir filmes ou séries em inglês, preste bastante atenção nas pronúncias, pois, normalmente, ela é a língua nativa dos atores, e isso será um bônus para seus estudos. E deixando, assim, os ouvidos afiados para a língua inglesa.

4. Responder às questões com tempo cronometrado

Como mencionamos, é importante fazer um cronograma de estudos e, dentro dele, deixar um espaço para realizar provas anteriores.

É importante fazê-las por, basicamente, dois motivos: você consegue cronometrar o tempo que você gasta para realizar a prova e cada questão; e se habitua com a metodologia que é utilizada na realização da prova de proficiência em inglês.

Durante a realização da prova, o tempo para responder a cada questão é relativamente curto e, por isso, deixar para trás questões com o intuito de fazê-las mais tarde torna-se bastante complicado. 

Ambos os motivos são essenciais para você criar confiança na hora de realizar a prova, além de auxiliar bastante na hora dos estudos para saber quais matérias precisam mais de sua atenção.

5. Fazer revisões do conteúdo antes da prova

Revisar as matérias antes do dia da prova é importante para saber como está o seu conhecimento em cada área.

Afinal, a prova de proficiência em inglês não é apenas uma prova de múltipla escolha. Para medir o conhecimento sobre uma língua, é importante que ela identifique como a pessoa compreende auditivamente a língua e também como se expressa por meio da fala e da escrita.

Então, perceber quais são os pontos que merecem mais atenção só te tratá benefícios e segurança para o momento da prova. E, compreendendo melhor onde estão seus déficits, você poderá revisar a matéria com mais eficiência.

6. Dormir bem na noite anterior

Não tem como fugir dessa dica clássica. É primordial que se tenha uma boa noite de sono no dia anterior à prova. 

Isso porque de nada adianta ficar dias estudando para realizar a prova se, no dia de realizá-la, você estiver cansado e com pouca disposição por ter tido uma péssima noite.

Sendo assim, vá dormir cedo, descanse bastante a mente, coma alimentos leve para que isso não atrapalhe o sono e desligue-se do celular. Ficar verificando redes sociais e respondendo a mensagens acaba deixando a mente mais ansiosa, o que impede o bom descanso.

Na dúvida, recorra ao bom e velho chá: procure por aqueles que possuem efeito calmante, que facilitam o descanso e melhoram a qualidade do seu sono.

Essas são algumas dicas que damos para melhorar o momento que antecede a prova. É uma situação na qual tendemos a ficar ansiosos, o que é péssimo para o rendimento no dia da prova. 

Esperamos que essa lista melhore seu rendimento e te auxilie a ter mais confiança em si mesmo para a realização dessa avaliação tão importante!

E então, você gostou das nossas dicas? Possui algo a acrescentar? O que você faz para se sentir mais preparado para uma prova? Deixe seu comentário e conte-nos!

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter