Escrito por: Ana Carolina Martins
O que é Competência Emocional?
Competência Emocional é a capacidade de utilizar as emoções de maneira adequada em determinadas situações, emitindo comportamentos favoráveis ao contexto.
O primeiro passo é reconhecer, identificar cada emoção que você sente, como você reage a cada estímulo, a cada acontecimento da sua vida, a cada jeito de pessoas que faz parte da sua rede de relacionamentos, seja no contexto profissional ou pessoal.
A dica aqui é: o autoconhecimento que pode ser alcançado através de feedbacks, terapias, autorreflexões, autopercepções e meditação para você conseguir reconhecer suas emoções e como elas influenciam em suas ações ou em seus pensamentos.
Competência Emocional para Melhorar sua Carreira
A Competência Emocional é o aspecto mais avaliado em processos seletivos, testes psicológicos, avaliações de desempenho dentro das empresas, sendo o tema em que as instituições mais investem para treinamento, pois, através de funcionários que possuem habilidades emocionais, é que as organizações alcançam melhoria do trabalho em equipe, clima de trabalho harmônico e agradável para todos, além da facilidade na gestão, melhoria da comunicação, aumento dos resultados e alcance de metas da empresa.
As pessoas que conseguem exercer a competência emocional alcançam maiores possibilidades de crescimento na carreira, reconhecimento, estima dos colegas de trabalho, mais qualidade de vida e são indicadas para cargos de liderança e gestão mais facilmente.
Competência Emocional na Prática
As emoções estão presentes em todo tempo e em tudo que você realiza, são elas que conduzem os comportamentos e, no contexto do trabalho, são elas que direcionam as decisões.
Quando você está com sentimento de raiva, a tendência é você não apresentar carisma para atender um cliente, ou seja, o sentimento tende a comprometer todos os outros aspectos da personalidade e todas as características das pessoas.
A maneira como você lida com as emoções influencia também a construção de relacionamentos saudáveis ou não.
Como aprimorar a Competência Emocional?
O autoconhecimento é importante, as reflexões são fundamentais para desenvolver a competência emocional e veja abaixa outros exemplos que te ajudarão alcançar o equilíbrio emocional.
- Respeitar seus limites, conhecer o que o irrita, reconhecer situações que lhe deixam feliz e buscar o equilíbrio entre bem estar e compromissos;
- Compreender as emoções e os limites das outras pessoas, reconhecendo que todos são seres humanos de características positivas e que também se desgastam em determinadas circunstâncias;
- Procurar enxergar o lado bom, por pior que seja a situação;
- Rir de si mesmo, reconhecendo que os erros fazem parte do cotidiano e não precisa se penalizar ou se culpar eternamente por isso, busque meios de concertá-los e siga em frente;
- Buscar a motivação interna. A motivação depende mais da capacidade interna do que da necessidade de ser “regada” pelos fatores externos;
- Saber frear e ou expressar as emoções, caso sejam sentimentos indesejáveis. Tente sempre frear no momento mais estressante e depois busque a reflexão;
- Escutar críticas e aceitá-las, sabendo dialogar, mas com a consciência de que a primeira reação de quem recebe uma crítica é de resistência e não concordar com ela. Lembre-se de que as críticas podem melhorar seu desempenho;
- Fazer auto elogios, reconhecer e comemorar quando você alcança um objetivo, quando realiza um sonho, falar das suas conquistas, essa atividade faz com que sua autoestima e sua autoconfiança aumentem consideravelmente;
- Criar relações sinceras. Seja objetivo e use a delicadeza durante sua comunicação com as pessoas;
- Considere que você não depende do reconhecimento externo como fonte de motivação e faça o seu melhor para se agradar;
- Dar-lhe maior acuidade para enxergar os problemas e as situações difíceis que se apresentam como desafios que você precisa resolver para alcançar um perfil profissional cada vez melhor. No artigo Como ser mais produtivo e criativo, a consultoria Gente e Gestão RH fornece dicas para sua aprimoramento contínuo.
Motivá-lo para que invista em conhecimento, aprendizados, cursos, certificações e acrescente essas informações no seu currículo, assim você terá mais confiança e segurança na sua apresentação e para falar de si em entrevistas ou conversas com os diretores dentro da empresa que trabalha. A Fluenglish realiza teste de proficiência em inglês para o seu currículo ficar mais completo e lhe proporcionar segurança para você falar de suas habilidades.
Saiba mais sobre o teste de proficiência Teste de Proficiência em Inglês 7 dicas para passar na prova.
Gostou? Assine nossa Newsletter para receber mais dicas e aprimorar-se ainda mais e compartilhe com sua rede de relacionamentos.