Inglês Corporativo

Como saber o meu nível de inglês? Conheça 5 testes que podem ser realizados

nivel-inglês
Escrito por Fluenglish

Um dos grandes dilemas enfrentados pelos brasileiros é manter a qualidade do nível de inglês, uma vez que não existe uma cultura muito forte em nosso país de praticar a língua. Então, como comprovar que você está com o idioma afiado?

O idioma norte-americano para o mercado de trabalho é indispensável. Segundo Wagner Domingues, gerente de treinamento e desenvolvimento da EF Englishtown, “o inglês é essencial na nossa vida e na nossa profissão, independente da carreira que queira seguir, seja ela acadêmica ou de mercado (…) Mesmo empresas de outras nacionalidades, alemãs, francesas, adotaram o inglês como língua principal.”

Assim, por causa da grande demanda, existem no mercado testes que você pode fazer para analisar a sua fluência. Os exames funcionam como as provas periódicas que todo motorista deve fazer de vez em quando para continuar com a sua habilitação em dia. Assim, com a comprovação em mãos, você pode atestar os seus conhecimentos.

É preciso realizar os testes de nível de inglês com frequência, pois, além da maioria ter validade, isso demonstra que você está comprometido com o estudo e o aprimoramento do idioma.

Além do mais, vale analisar a metodologia da prova que você escolher, uma vez que alguns são mais completos que outros e, por isso, mais bem quistos entre os recrutadores.

Muitas empresas que oferecem cursos de idiomas também disponibilizam testes gratuitos. Confira alguns dos exames on-line mais populares que avaliam o seu nível de inglês e mantenha seu currículo sempre atualizado.

Cambridge English

A avaliação da Cambridge Assessment English consiste numa prova de 25 questões de múltipla escolha, sem limite de tempo para as respostas e ao final você poderá conferir o resultado. O teste em si é gratuito e existe também a versão para alunos a partir de 11 anos de idade.

Os exames da Cambridge English são aceitos mundialmente – seja para trabalho ou imigração de estudos –  e alinhados com o Quadro Comum Europeu de Referência para Línguas (CEFR), que é o padrão mundial para descrição de habilidade linguística.

E.F. English

A E.F. English é uma escola de idiomas conceituada que tem popularidade muito grande de seus cursos no Brasil. Através de sua plataforma on-line, a empresa oferece avaliação gratuita de inglês, francês, espanhol, alemão e italiano.

O nível de avaliação também é mensurado de acordo com o CEFR e você pode realizá-la em 10 minutos e ainda receber seu resultado por e-mail.

Fluenglish

O exame de proficiência da Fluenglish é um dos mais completos do mercado para mensurar o nível de inglês e conta com 4 etapas: gramática e vocabulário, leitura e interpretação; audição e compreensão e conversação.

Na primeira etapa deverão ser respondidas 15 perguntas de múltipla escola, na segunda o candidato deverá ler um texto e responder a mais 5 questões e, na terceira fase, é preciso assistir a um vídeo e responder a outras perguntas.

A última etapa consiste numa audição com professor nativo através do Skype. Cada prova tem o tempo limite de 15 minutos com exceção da audição que pode se estender até 30.

O teste de proficiência e tem a grande vantagem de ser certificado, característica indispensável no currículo. Ele é válido em todo o Brasil e é ideal para quem está buscando recolocação no mercado, uma vez que é bastante completo.

Cultura Inglesa

A Cultura Inglesa é uma das maiores escolas de idiomas do país. Com alto padrão de qualidade, eles trabalham contam com tecnologia e um excelente time de professores. Por isso, o seu teste de proficiência tem grande valor no mercado.

Sua metodologia consiste em perguntas de múltipla escolha e para realizá-lo gratuitamente, basta apresentar seus dados na plataforma. Quando finalizar você receberá os resultados via e-mail.

Yázigi

Mais uma alternativa de avaliação é ofertada pela escola Yázigi. Nesse caso, vale ressaltar o diferencial da empresa que é mais de 60 anos de mercado, o que lhe confere muita credibilidade. As aulas do curso são dinâmicas e têm temas variados. O teste de proficiência leva 15 minutos, é composto por perguntas de múltipla escolha e o resultado sai na mesma hora.

A importância da língua inglesa no currículo é tão grande que, de acordo com estudo realizado pela consultoria Robert Half, em parceria com a Education First, apontou que para 80% de 100 diretores de recursos humanos entrevistados a fluência na segunda é indispensável para assumir cargos gerenciais.

A internet está repleta de sites que oferecem testes para analisar seu nível de inglês. Conforme você viu, cursos de idiomas como Cambridge English, E.F. English, Cultura Inglesa e Yázigi, são escolas conceituadas e oferecem o exame de nivelamento gratuito.

No entanto, sua metodologia consiste apenas em múltipla-escolha para testar seu nível de inglês, o que deixa a desejar nos processos seletivos, se compararmos com a avaliação de proficiência da Fluenglish.

Quer melhorar ainda mais suas chances de conseguir aquela vaga dos sonhos? Entenda como os recrutadores pensam e confira as 6 razões para testar o seu inglês antes de colocar no currículo.

 

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter