Carreira

Entenda como a proficiência em inglês pode alavancar a sua carreira

Proficiência em Inglês
Escrito por Fluenglish

Com o mercado de trabalho cada vez mais fechado e exigindo profissionais extremamente preparados e qualificados, a proficiência em inglês é um requisito fundamental.

Ter domínio do idioma estrangeiro pode elevar o profissional a outros níveis, permitindo que ele aspire voos cada vez mais altos em sua carreira. Para chancelar essa fluência no inglês, os testes de proficiência são indispensáveis.

Cargos de chefia, experiências internacionais e domínio de termos técnicos. Tudo isso será possível. Acompanhe o post e conheça a importância da fluência no inglês.

Saiba mais sobre a certificação de proficiência em inglês

Alguns estágios da vida profissional chegam e trazem junto com eles uma série de provações. Neste momento, é necessário se preparar para almejar o melhor para a carreira.

A fluência em inglês é fundamental para ter sucesso profissional e chegar nos cargos mais altos. Mas, como saber seu nível de conhecimento do idioma?

A certificação de proficiência é um teste que define qual o nível de domínio do inglês. Os testes têm validade internacional e seus resultados costumam ser requeridos em processos seletivos para altos cargos em empresas.

Por isso se faz tão necessário, além do curso de idiomas, o teste de proficiência. Esses exames trabalham nos quatro elementos de comunicação: compreensão auditiva, capacidade de fala, leitura e escrita.

Além disso, também analisam gramática, vocabulário, entonação das palavras, qualidade da pronúncia e ortografia.

Os níveis de proficiência

A partir da análise das qualidades citadas, o teste classifica o aluno em um nível que define sua fluência no idioma. Esses níveis são iniciante, independente e proficiente.

Cada um desses níveis é subdividido em duas classes, e em cada uma delas o usuário tem qualidades diferentes.

Tenha melhores oportunidades de emprego à disposição

A qualificação é fundamental para que o profissional possa visar maior remuneração e cargos de grande importância.

Além de graduações acadêmicas e da continuidade dos estudos, o idioma estrangeiro, mais especificamente o inglês, é fundamental. Sendo ainda mais pontual, podemos afirmar que a fluência é crucial nesses casos.

Ter o domínio do inglês pode ser importante tanto na recolocação no mercado, como na busca por melhores oportunidades de emprego.

Cargos importantes de gerência, chefia e coordenação têm como um dos requisitos básicos a proficiência no inglês.

Proficiência se reflete no salário

Uma pesquisa de 2012 da Catho, site de vagas de emprego, levantou que profissionais que dominam idiomas estrangeiros ganham até 51,89% a mais do que as pessoas que não sabem o inglês.

Para comparação, observe este dado: um profissional com cargo de supervisão, fluente em inglês, na época tinha remuneração média de R$ 4.759, enquanto um que não dominava outro idioma recebia R$ 3.133,26, em média.

Entenda que a fluência traz segurança sobre a língua

Buscamos segurança em todos os passos que damos no âmbito profissional. Quando nos é exigida a fluência no idioma, precisamos estar confiantes em nossas capacidades.

A proficiência no inglês trará ao profissional toda segurança necessária para que ele cada vez mais desenvolva seu idioma e possa utilizá-lo nas funções diárias do trabalho. 

Ter o domínio completo do inglês traz muita firmeza e desenvoltura, principalmente na conversação.

Situações decisivas e importantes, como reuniões com clientes estrangeiros ou apresentações de projetos, exigem muita segurança, e a proficiência é capaz de oferecer isso.

Saiba que sua rede de contatos pode aumentar

Ter mais recursos de comunicação está ligado diretamente à melhoria da forma de se fazer reconhecido e relevante em um determinado nicho.

Um novo idioma aumenta automaticamente sua capacidade de atingir mais pessoas, de outras nacionalidades, em outras partes do mundo e que podem agregar muito à sua vida profissional.

Neste caso, a proficiência pode ser muito importante para que o profissional troque ideia e experiência com outras pessoas, fora do seu convívio rotineiro. Tudo isso por conta do domínio do inglês.

O estreitamento de laços com pessoas de outros países pode resultar em futuras oportunidades de emprego. Seja por Skype ou e-mail, o contato com essas pessoas requer fluência do idioma!

Perceba que novas tecnologias nunca serão um problema

Ter domínio de tecnologias faz parte dos requisitos de uma pessoa preparada para o mercado de trabalho. Softwares, aplicativosgadgets e sistemas são ferramentas fundamentais para o bom andamento de tarefas básicas no trabalho.

O inglês é praticamente a língua nativa da tecnologia, e o profissional precisa estar pronto para lidar com esses recursos, seja para o uso de rotina ou para solucionar problemas.

Ainda que alguns softwares tenha disponibilidade do português, é necessário pensar fora da caixa. Uma oportunidade de emprego fora do país pode acabar com essa comodidade, e é nesse momento que dominar o inglês será importante. 

Entenda que possibilidades de expansão internacional do negócio passam pelo domínio do inglês

A globalização é um fenômeno estabelecido. Cada vez mais empresas buscam colocar seus serviços à disposição de mais pessoas ao redor do mundo e, para isso, elas precisam de pessoas capacitadas.

Comunicar-se com qualidade será fundamental no processo. A busca das empresas, ainda que momentaneamente não haja a intenção de se expandir de modo global, será sempre por profissionais capacitados em todas as áreas.

No universo corporativo, oportunidades surgem a qualquer momento, e uma empresa séria que se preze quer ter funcionários prontos.

O profissional que domina o inglês será fundamental em casos como esses, desde uma reunião para tratar detalhes de uma parceria, até na atuação em cargos fundamentais de gerência, tendo oportunidades de trabalhar em outros países e receber com moedas mais valorizadas, como o dólar e euro.

Algumas empresas já contam com braços internacionais e mantêm contato constante com suas filiais. Essas buscarão impreterivelmente funcionários proficientes em inglês.

Estar pronto para um outro idioma é ter sempre um leque de possibilidades aberto para a sua carreira, independentemente se fará o uso ou não desse idioma a curto prazo.

O inglês hoje é tão importante quanto uma formação superior, e não pode ser encarado mais como algo de destaque. Ele é básico, fundamental.

Buscar a fluência no idioma é sair na frente no mercado de trabalho e estar sempre em busca de oportunidades melhores.

Gostou do post? Agora que você já sabe o quanto é importante ter proficiência em inglês, visite nossas páginas nas redes sociais e tenha acesso a mais conteúdos como este: Facebook e LinkedIn.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter