Dicas

Por que a montagem de uma equipe é o princípio básico para ter sucesso em seu negócio?

Escrito por Fluenglish

O atual cenário sócio econômico e político brasileiro, marcado por mudanças, incertezas e turbulências, provoca nas organizações demandas por reestruturações urgentes em seus modelos de negócio. Como consequência dessas “crises”, as empresas devem produzir cada vez mais, porém com menos recursos. Elas precisam reduzir custos e despesas, sem perder de vista a qualidade, praticidade e, claro, a capacidade de inovação, diferenciação e atratividade.

Para isso, devem ter profissionais mais velozes, criativos e com competências para adaptar-se facilmente às mudanças. Elas necessitam de equipes de sucesso!

Aspectos importantes a serem considerados para se montar uma equipe de sucesso

Quando pensamos em montar uma equipe para um projeto ou uma atividade específica, logo nos vêm à mente alguns aspectos extremamente relevantes como:

  • A finalidade para a qual a equipe será formada – qual necessidade de desempenho ela vai atender, qual projeto precisa ser executado;
  • Os recursos a serem alocados para a efetivação/concretização da estratégia – financeiros, tecnológicos, físicos, intelectuais e etc;
  • As metas e objetivos que precisa alcançar (é essencial que eles sejam claros, precisos, alcançáveis, críveis e mensuráveis);
  • Os prazos para as entregas – o tempo (mínimo e máximo) estimado para cada fase ou etapa do projeto e também para a sua conclusão (se for algo pontual);
  • As maneiras de monitoramento, mensuração e avaliação dos resultados – avaliação de desempenho e gestão de indicadores;
  • A análise e consciência acerca das competências, técnicas e comportamentais, desejáveis à realização das tarefas – quais conhecimentos, habilidades e atitudes os participantes devem possuir, e
  • A forma como a liderança será exercida (uma equipe de sucesso é também uma equipe auto gerenciada, por isso não carece da figura central de um líder em tempo integral, as responsabilidades e os sucessos são compartilhados por todos).

Apesar destes fatores serem fundamentais à formação de uma equipe de alta performance, eles, por si só, certamente não asseguram o sucesso.

Características de uma Equipe de Sucesso

Uma equipe de sucesso é aquela que consegue superar as expectativas, que cria valor e gera resultados promissores para seus acionistas, que está orientada para o alto desempenho e contribui de modo significativo para a execução das estratégias organizacionais.

O que diferencia uma equipe de sucesso de uma “equipe comum” é a forma como seus participantes são tratados e recompensados pelos esforços desprendidos, a maneira como interagem e se comunicam entre si para alcançar os resultados pactuados, como dividem as tarefas e responsabilidades, como compartilham e trocam experiências, o modo como tratam, mediam, mitigam ou resolvem os conflitos internos e externos.

Desafios para se montar e preservar uma equipe de sucesso?

Montar e preservar equipes de sucesso não é algo tão simples. Uma equipe de alta performance não se estabelece de modo repentino, instantâneo ou espontâneo. Trata-se de um processo que exige tempo para maturação e que requer a observação de vários fatores, dinâmicos e interativos.

O que temos observado com frequência, é que as empresas estão sempre em busca de uma diferenciação no mercado onde atuam, algo que as torne únicas e lhes assegurem a tão almejada vantagem competitiva. Todavia, no que tange à gestão de pessoas, ou seja, no ponto crucial para alcançar este objetivo, elas vão na contramão do desejado/ideal e insistem em manter práticas igualitárias e homogêneas de gestão. Como posso “esperar” um desempenho diferenciado, se trato de modo isonômico as performances diferentes?

Muitos empresários ainda não se deram conta de que não basta cobrar resultado se não houver contrapartida, se a cultura da empresa e da força de trabalho não estiverem impregnadas por uma mentalidade de alta performance e por práticas motivadoras, desafiadoras e condizentes com as estratégias a serem executadas.

Não basta montar, é primordial acompanhar e cultivar continuamente a equipe para que ela se torne uma equipe de sucesso. Para que seja preservada sua capacidade de entrega.

Em um mercado que está cada vez mais competitivo, exigente e volátil, sairão melhores as empresas que se adaptarem a esta nova realidade e adotarem práticas mais condizentes ao novo contexto, onde impera a valorização profissional como fonte de diferenciação. Somente assim será possível preservar as equipes de sucesso, assegurando sua alta performance em um círculo vicioso e virtuoso!

Quer saber mais?

Ficou curioso para saber mais sobre como montar e preservar uma equipe? Entre em contato conosco e saiba como faremos isso juntos.

Informações sobre a autora

Bianca Andrade é Psicóloga e Diretora de Recursos Humanos da Sociis RH. Especialista em Saúde Mental, Gestão de Pessoas e Consultoria Estratégica em Recursos Humanos.

Links:

Site: https://sociisrh.com.br/

Facebook: https://www.facebook.com/sociisrh

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/sociis-rh

Instagram: https://www.instagram.com/sociisrh/

Sobre o autor

Fluenglish

2 comentários

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter