Recursos Humanos

Qual o papel do VUCA para os recursos humanos nos dias de hoje?

recursos-humanos

Em recursos humanos, VUCA é um termo que veio para mudar a forma como as empresas encaram o mercado de trabalho. Sua principal proposta é ser mais ágil e reativo na resolução de problemas.

VUCA vem do inglês volatile, uncertain, complex e ambiguous, traduzindo: volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade. Essas são características comuns que existem na vida de todas as organizações e a definição existe como resposta ao mundo de incertezas e constantes mudanças em que se vive.

Por outro lado, o mercado empresarial ainda se apega a planejamentos longos e a modelos obsoletos de gestão que não conseguem acompanhar a instabilidade econômica, tecnologia e de modelo de pensamento.

O que é vuca?

VUCA é um acrônimo das palavras volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade e cada termo tem seu sentido.

  • Volatilidade: a rapidez com que as mudanças acontecem e o volume dessas transformações;
  • Incerteza: a incapacidade ou dificuldade em se identificar o futuro;
  • Complexidade: o bloqueio ou dificuldade em se entender os diversos fatores que permeiam o trabalho;
  • Ambiguidade: a falta de clareza ou ruído na comunicação que aumenta o tamanho de um problema organizacional.

Você provavelmente já identificou um ou mais desses fatores em seu ambiente de trabalho, principalmente se está alocado nos recursos humanos.

Se a empresa em que você está inserido ignora essas ideias está correndo sério risco. Mas, o VUCA não é apenas um alarde, ele também propõe um novo mindset que pode transformar os negócios.

Ao contrário da antiga visão de planejamento estratégico, que foca em metas a longo prazos, com indicadores complexos e missão, visão e valores que apenas existem no papel, o VUCA propõe um olhar diferente.

E o motivo disso é a volatilidade dos tempos em que vivemos. Afinal, se antigamente – se é que podemos afirmar isso – havia mais segurança no mercado e economia, hoje, do dia para a noite, empresas quebram e muitos empreendedores nem entendem o motivo ao certo.

Falta aos empreendedores habilidades afiadas na avaliação da complexidade de seus negócios e, ao mesmo tempo, flexibilidade para geri-los.

Por que é importante saber sobre o VUCA no RH

Para os recursos humanos, compreender a proposta do VUCA pode significar o sucesso ou fracasso de uma empresa.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Isso porque, a proposta afeta diretamente o modo como o corpo empresarial planeja, executa e reage aos problemas. Da mesma forma como reflete no posicionamento diante de crises.

Aliás, a palavra de ordem é esta: crise. Para o VUCA, todos os processos devem ser flexíveis e os colaboradores precisam ter a consciência de que a certeza de ontem não é a realidade de hoje.

Portanto, cabe à equipe de recursos humanos gerenciar tais expectativas e auxiliar os profissionais a terem resiliência em suas rotinas.

As organizações que já entenderam esse modelo, utilizam o VUCA como guia anti crises e orientação de como lidar com a rotatividade de empregados.

Nesse sentido, o RH deixa de lado modelos antigos de treinamento e formação de líderes, focando no capital humano. Os recursos humanos mais bem preparados também entendem que é preciso ter melhores reflexos na resolução de problemas no dia a dia.

Recursos Humanos: como o VUCA influencia no recrutamento e seleção

Para o time de recrutamento e seleção, usar esses princípios também é de grande valia.

O HR Strategic Advisory Board (HR SAB), realizado pela EBDI foi um debate que discutiu o tema: “A extinção do RH – Como o mundo VUCA está transformando o RH como conhecemos”.

Para Felipe Azevedo, Segundo Felipe Azevedo, “A tecnologia avançou muito e está à frente da realidade da maioria das empresas em termos de modelos de gestão e maturidade.”

Nesse sentido, o recursos humanos é o primeiro setor a precisar se reinventar, pois “O RH é o responsável por impulsionar as transformações na empresa. A digital e principalmente a cultural. Ele deve instrumentalizar os líderes com ferramentas e metodologias para uma gestão de pessoas mais inteligente.”

Felipe, ainda, dá dicas de como o RH pode usar ferramentas para se tornar mais ágil. “A entrevista por vídeo via mobile acelera o processo seletivo e reduz custos de deslocamento. Também temos o Chatbot WhatsApp, que permite envio de currículo, alteração de dados cadastrais e solicitação de férias pelo aplicativo, diminuindo o trabalho operacional do RH e melhorando a experiência e o engajamento dos funcionários”, comenta o especialista.

Conclusão

O VUCA nada mais é do que uma resposta a todas às mudanças que, tanto a sociedade quanto as organizações, estão vivendo. Entender esses princípios e aplicá-los na prática, ajudará o recursos humanos a otimizar seu trabalho. Além disso, fará com que esse time auxilie a organização em melhores e mais modernas práticas de gestão, com foco em resultados ágeis.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X