Recursos Humanos

Recursos Humanos: o que são soft skills e hard skills?

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Em recursos humanos adotam-se dois termos para caracterizar competências: soft skills e hard skills. Ambas são essenciais à rotina de um negócio, porém, essas habilidades são bastante diferentes.

O termo inglês skill, neste contexto, é aplicado para determinar tipos de aptidão ou conhecimento. Além disso, essas são atribuições subjetivas. É interessante pontuarmos que a prática das grande companhias há alguns anos era focar nas hard skills, como forma de avaliar o funcionário.

Porém, os anos mostraram que a técnica em si não é mais um diferencial mas um pré requisito. Ao mesmo tempo estudos indicam que as soft skills são cada vez mais valorizadas.

Nesse sentido é importante pontuar: a diferença entre hard e soft skills está basicamente na vivência. No entanto, por um lado, as soft skills denotam características pessoais de uma pessoa, enquanto que as hard skills seu aprendizado.

Quer entender melhor a diferença uma da outra e como o recursos humanos se encaixa nessa história. Continue lendo a matéria!

Qual a importância dos recursos humanos para o sucesso de um negócio

O RH é o coração de uma empresa. Seu papel, vai muito além de tarefas burocráticas, como contratação, demissão e entrevistas. Ao contrário, o profissional de recursos humanos é peça estratégica e indispensável numa companhia que deseja se desenvolver.

Porque?

Todo bom empreendedor entende que o seu principal ativo são os colaboradores. Um corpo de funcionários, tem, ao mesmo tempo, a capacidade de levar uma empresa ao fracasso ou ao sucesso.

Dessa forma, é imperativo que uma equipe especializada em pessoas esteja a frente das estratégias de engajamento, retenção e manutenção de pessoal. Assim, o RH tem o valioso papel de capacitar o funcionário, analisar seu desempenho e garantir que este entende os valores e visão da companhia.

Além disso, este departamento também sabe analisar as habilidades de cada um e fazer com que o funcionário esteja melhor alocado na empresa.

O que são soft skills e qual a sua importância

Às soft skills são características determinadas principalmente de acordo com as habilidades de cada um. Ao analisar as soft skills de um entrevistado, o recrutador consegue ter um bom panorama da forma como esta pessoa age mediante determinadas situações.

De acordo com uma pesquisa da CarrerBuilder, tais habilidades são tão essenciais quanto conhecimentos técnicos para 77% dos empregadores.

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Essas características, incluem, mas não se limitam a:

  • Automotivação;
  • Resiliência;
  • Ética;
  • Confiança;
  • Positividade;
  • Comunicação clara;
  • Segurança;
  • Senso de liderança;
  • Trabalho em equipe;
  • Capacidade de trabalhar bem sob pressão.

As vantagens de se contratar pessoas que tenham soft skills amadurecidas são inúmeras. E isso vai desde o bom convívio na equipe até a entrega do melhor trabalho, com base numa boa comunicação.

O que são hard skills e qual a sua importância

Por outro lado, as hard skills consistem em conhecimentos técnicos e aplicados, sem os quais não se pode executar determinado trabalho. Nesse sentido, essas competências são particulares a cada área de atuação.

Isso vai desde operar uma máquina, trabalhar com um software, dominar determinada língua ou, ainda, esboçar um plano de negócios.

Por isso, podemos definir as hard skills nos seguintes tópicos:

Graduação ou curso técnico;

  • Especializações, pós-graduações, mestrados ou doutorados;
  • Certificações;
  • Habilidades com ferramentas, mecânicas ou softwares;
  • Proficiência em um idioma;
  • Ou outras habilidades específicas.

Essas habilidades costumam estar discriminadas na atribuição de uma vaga como pré-requisitos.

Na área de TI, por exemplo, o domínio de programas e de programação de códigos é indispensável. Da mesma forma, esperasse de um profissional de design total controle sobre suas ferramentas de trabalho e princípios de branding.

Assim, cada profissional deve estar atento ao que é exigido em seu campo de atuação.

Como essas habilidades se aplicam ao RH

Para o profissional de recursos humanos, como em todas as outras áreas, ambas as especialidades são importantes. Afinal, um bom colaborador deve ter desenvoltura na hora de utilizar uma ferramenta de gestão, por exemplo.

Por outro lado, as soft skills são indispensáveis. É por meio da visão crítica, empatia e senso ético que o RH consegue distinguir o certo do errado e ajudar a empresa a tomar decisões corretas, por exemplo.

Portanto, o capital humano desse profissional nunca deve ser posto de lado em virtude de sua capacidade técnica.

Conclusão

As soft skills e às hard skills são competências indispensáveis no dia a dia de uma empresa. Aprender a desenvolvê-las faz da pessoa um profissional ainda mais requisitado no mercado de trabalho.Os recursos humanos geralmente analisam às soft skills dos entrevistados. Mas, muitas vezes, as hard skills, como a proficiência na língua inglesa é critério de desempate na hora de conseguir uma vaga. Saiba como comprovar seu domínio no idioma.

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