Carreira

Recolocação profissional: saiba como o inglês pode te ajudar

Recolocação Profissional
Escrito por Fluenglish

Por mais talentoso e qualificado que você seja para trabalhar na sua área, a recolocação profissional pode levar algum tempo se você não tiver um diferencial que o destaque da maioria. Afinal, grande parte das pessoas que compete por uma vaga com você também possui talentos, habilidades e qualificação.

Conseguir comunicar-se eficientemente em outro idioma, por exemplo, dá a você uma vantagem em relação às demais pessoas com um perfil parecido com o seu. Ser bilíngue hoje em dia tornou-se algo essencial — principalmente se você tem como objetivo trabalhar em uma empresa multinacional.

Segundo uma pesquisa realizada pela Carga, pessoas que ocupam o cargo de gerente e possuem fluência na língua inglesa chegam a ganhar até 60% mais do que seus companheiros de profissão que não dominam o idioma.

Está achando que os motivos para aprender inglês são poucos? Então continue a leitura e confira uma série de motivos que torna esse idioma tão importante para a recolocação profissional.

O inglês é uma língua universal

Você já parou para perceber quantas coisas giram em torno da língua inglesa? Isso acontece porque esse é o idioma oficial em mais de 50 países espalhados pelo mundo inteiro.

Estima-se que o inglês seja o idioma principal de mais de 350 milhões de pessoas no mundo e que seja falado fluentemente por uma faixa de 470 milhões a 1 bilhão de pessoas. Isso torna o inglês o idioma mais falado no mundo se somarmos os países que o tem como idioma nativo e não nativo.

Pare bem para pensar: se você for viajar para fora do Brasil, precisa saber falar bem em inglês. Se você vai ver um filme, as chances de que ele seja americano e seu idioma original seja o inglês são bem grandes. Inclusive, existem filmes incríveis para aprender inglês mais rápido.

E as suas músicas preferidas, são cantadas em quais línguas? Certamente, muitas delas em inglês!

Basta observar um pouco para se dar conta de que o inglês faz parte do nosso cotidiano, e isso não muda no ramo profissional. Qualquer dia você pode acabar se deparando com um cliente que fale inglês, por exemplo. Se surgir uma oportunidade de trabalhar no exterior então, não dá nem para pensar em arriscar no “embromation”!

Por isso, dominar esse idioma é fundamental para crescer como profissional.

Um funcionário bilíngue ajuda a empresa a abrir portas para o comércio exterior

Com a globalização, expandir seus negócios para o mercado internacional e abrir as portas para o comércio exterior se tornaram dois dos maiores objetivos de muitas empresas.

Para realizar esse objetivo, é de suma importância para a empresa contar com uma equipe que domine a língua inglesa que, como dissemos anteriormente, é a mais falada no mundo.

Afinal, o profissional é parte da empresa, ele representa a empresa e é importante que o perfil dos profissionais esteja alinhado ao perfil da empresa para que ela consiga se posicionar com sucesso no mercado, ainda mais no cenário internacional.

Se você for fluente na língua inglesa, certamente poderá ser um desses profissionais — que as empresas presam muito, por sinal!

A busca por profissionais bilíngues é muito grande

Em consequência aos itens anteriores, muitas empresas — principalmente aquelas que já conseguiram alcançar o mercado exterior — procuram por profissionais bilíngues com fluência na língua inglesa. Afinal, esses profissionais ajudam na negociação com clientes e parceiros estrangeiros e ajudam a empresa a alcançar cada vez mais sucesso no mercado internacional.

Entretanto, por mais que a busca por profissionais bilíngues seja grande, ainda não existe um equilíbrio entre os candidatos que atendam a essa exigência e as vagas disponibilizadas, o que acaba desfalcando a tal da lei da procura e oferta.

Sabe aquela história de que vaga tem, mas falta um candidato qualificado para ocupá-la? É bem por aí.

O inglês é um poderoso facilitador

Acima de tudo, o inglês é um grande facilitador para a sua carreira e o seu desenvolvimento profissional. Isso porque ele é um idioma capaz de abrir portas, é capaz de elevar o profissional a um patamar repleto de oportunidades e pouco explorado.

Vivemos hoje em um mundo globalizado e moderno, em que as culturas se misturam e as informações são transmitidas com uma enorme velocidade. Não ser fluente em outro idioma além da sua língua materna, principalmente no inglês, pode ser uma grande pedra no seu sapato.

O inglês é utilizado rotineiramente em diversas profissões

Com os avanços da tecnologia e da modernidade, o inglês tem se tornado cada vez mais popular. Podemos ver isso frequentemente nos jogos de vídeo game, nos aplicativos de celulares, nas redes sociais e nos termos estrangeiros que as pessoas inserem rapidamente em seu vocabulário, mesmo sem dominar outro idioma.

Na rotina de trabalho isso também acontece, o que tornou o inglês fundamental em diversas profissões.

  • TI: a área da Tecnologia da Informação não para de crescer e, com ela, a demanda por profissionais qualificados. Essa é uma área em que os conhecimentos em inglês são essenciais para conquistar um bom salário.
  • Marketing: o setor de marketing cresceu e evoluiu muito com os avanços tecnológicos das últimas décadas, demandando cada vez mais especialistas em áreas como e-commerce, marketing digital e mobile. Ser um marqueteiro sem dominar a língua inglesa certamente tornará sua busca por trabalho infinitamente longa.
  • Comércio Exterior: o profissional dessa área tem a função de fazer negócios com empresas estrangeiras. Isso, no entanto, pode ser uma missão simplesmente impossível sem o domínio do inglês.
  • Ciências: seguir carreira na área acadêmica significa que você terá de estar presente frequentemente em eventos, congressos e palestras internacionais, fazer networking com cientistas e pesquisadores estrangeiros e divulgar seus trabalhos científicos, o que normalmente é feito em outros idiomas — principalmente em inglês.
  • Turismo: um dos setores que cresceu muito no Brasil nos últimos anos, principalmente com a vinda da Copa do Mundo 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, certamente foi o turismo. Agora imagine só, você como profissional de turismo recebendo pessoas dos mais diversos cantos do mundo, como você vai se comunicar com elas sem o inglês? Ele é indispensável!

Se você não atua em nenhuma das áreas citadas acima como exemplo, não pense que dá para escapar do inglês! De uma maneira geral, ser fluente em inglês é algo de altíssimo valor para qualquer carreira ou área de atuação profissional.

E aí, gostou do nosso post? Quer conferir mais dicas? Então assine a nossa newsletter e mantenha-se por dentro das novidades!

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter