Carreira

Teste de Inglês on-line: são mesmo confiáveis?

Imagine a seguinte situação: Mariana trabalha como gerente de uma rede de hotéis. Devido a um evento, a sua companhia fechou parceria com uma empresa norte-americana e ela precisa comprovar a sua fluência no idioma, demonstrando conhecer bastante sobre os termos específicos relacionados à área de hotelaria.

Sendo assim, o seu superior imediatamente pediu para que ela exibisse algum tipo de certificação ou documento de ordem mais formal com o propósito de atestar os seus conhecimentos.

Ao chegar em casa, Mariana procurou na internet por um teste de inglês on-line, já que não haveria tempo hábil para fazer um curso. Contudo, ela ficou com uma dúvida: será que aquelas opções eram mesmo confiáveis?

Quais são as opções?

Ao abrir as páginas que apareceram na busca, ela se deparou com muitas opções, e o fato gerou uma confusão, pois ficou difícil determinar quais delas serviriam para formular uma representação séria a respeito das suas noções de língua inglesa.

Aos poucos percebeu que existiam diversos testes gratuitos e algumas possibilidades pagas, que prometiam uma série de vantagens em relação ao custo.

Existem diferenças entre teste de inglês on-line pago e gratuito?

Sim, muitas. E elas vão além do próprio preço, afinal, cada um deles oferecerá prós e contras exclusivos. Separamos, logo abaixo, alguns tópicos que ajudam a entender melhor os porquês de escolher uma das opções:

Testes on-line gratuitos

Na modalidade grátis, é possível notar a presença de muitos serviços que se propõem a fazer a avaliação. São inúmeros níveis à disposição, sendo que a maioria deles avalia de acordo com critérios quantitativos em detrimento dos qualitativos.

Contras

Eles verificam o conhecimento por meio de questões meramente objetivas, quase todas em formato de múltipla escolha. O problema é que essa categoria de estrutura dificilmente mede a proficiência como um todo, sem levar em consideração a conversação, que é um aspecto fundamental.

Muitos métodos utilizados não possuem nenhuma liderança pedagógica na elaboração dos exercícios. Isso faz com que algumas das tarefas propostas sejam apenas perguntas mal-adaptadas de outras provas ou vestibulares.

Por fim, acabam indicando, em geral, apenas a capacidade de ler e traduzir alguns termos. As relações mais complexas e a inteligibilidade ficam em 2º plano.

Prós

  • são muitas variedades de teste;

  • como são mais rápidos, funcionam como um estudo mais generalizado;

  • não têm nenhum custo;

  • servem enquanto indicativo da qualidade de leitura e de compreensão de texto.

Testes on-line pagos

Contras

Além do investimento necessário, essa categoria requer mais tempo e preparação por parte de quem quer saber o seu nível de habilidade e de fluência na linguagem.

Prós

  • testam a proficiência de um jeito mais aprofundado;

  • oferecem rico material de apoio;

  • são uma medida para exames internacionais;

  • trazem certificações amplamente aceitas no mercado de trabalho;

  • geralmente são voltados para o inglês corporativo;

  • são feitos em plataformas organizadas, com direito à tutoria exclusiva;

  • professores nativos;

  • ​ajudam no aumento da empregabilidade;

  • permitem personalização e fornecem um feedback detalhado.

Qual teste de inglês on-line é melhor?

Lembremos de Mariana. Para ela, bem como para qualquer outro profissional que busca por recolocação, especialização ou destaque no mercado de trabalho, é preciso encontrar testes que realmente comprovem a fluência.

Nesse sentido, os pagos são infinitamente melhores, pois condizem com os seus objetivos profissionais. Com métodos comprometidos e desenvolvidos a partir de uma proposta pedagógica bem traçada, ela rapidamente conseguirá demonstrar que tem total competência para o seu superior e não terá problemas com o evento.

Vale frisar que só o fato de ter um curso no currículo de pouco adianta, porque ele não fornece uma visão devidamente atualizada de requisitos fundamentais ligados à utilização instrumentalizada da língua inglesa. Portanto, certificá-lo é um investimento cujo retorno se garante, já que reafirma os conhecimentos obtidos anteriormente, formalizando-os de maneira integral.

Levando em conta as necessidades de nossa gerente do ramo hoteleiro, fazer algum dos gratuitos não teria utilidade alguma. Ela no máximo teria um retorno automático e pouco instrutivo sobre a competência da leitura — apenas uma entre todas aquelas que são necessárias para ser proficiente.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Como se preparar para um teste de inglês on-line?

Mariana decide investir em sua formação. Entretanto, como ela pode se preparar, tendo uma vida tão corrida, para atingir a meta desejada com a preparação? Para economizar tempo e dinheiro, ela decide estudar sozinha em casa, nas horas vagas. Quais seriam, então, as práticas mais recomendadas para que ela otimizasse os seus estudos para se sair bem na prova?

Primeiramente, não há como adquirir intimidade com nenhum idioma sem se expor por completo às particularidades linguísticas que ele apresenta. Ou seja, assistir filmes e escutar músicas é fundamental, além de também agregar um repertório cultural interessantíssimo.

Estas atividades são prazerosas e ainda ajudam a criar um olhar diferenciado sobre os países falantes, auxiliando, inclusive, na aquisição de expressões idiomáticas.

Segundo a neurocientista Carla Tieppo, as dicas abaixo ajudam bastante na hora de estudar uma língua estrangeira:

  • ver o mesmo filme 3 vezes: a 1ª com a legenda em português; a 2ª, em inglês; e a 3ª sem que ele esteja legendado, apenas reparando nas falas;

  • inserir o aprendizado em um contexto, fazendo atividades nas quais seja fundamental entender o que está acontecendo para atingir o êxito. Uma conversa com estrangeiros ou um jogo eletrônico com falas e muitos textos são bons exemplos;

  • escutar música e tente acompanhar as letras incansavelmente;

  • falar em voz alta e intercalar termos, nem que seja entre as frases em português, também é de grande utilidade.

Qual é a importância do inglês para a carreira?

Toda! Independentemente do segmento de atuação, é difícil demais que alguém seja bem avaliado no mercado sem apresentar um domínio comprovado do idioma. Com a globalização consolidada e o estabelecimento da era da informação, a sua importância cresceu exponencialmente.

É por isso que a importância do teste de inglês on-line é tão grande atualmente. Afinal, recorrendo a um que sirva, de fato, para certificar a proficiência de um profissional como Mariana, as chances de obter sucesso na carreira ficam maiores ainda.

Você gostou deste post e quer manifestar a sua opinião? Deixe um comentário!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X