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5 motivos para investir no seu processo seletivo

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Escrito por Fluenglish

Um dos grandes gaps das corporações atualmente está no sucesso do processo seletivo. O assunto é tão importante que realizar contratações de forma errada pode gerar uma cadeia de situações negativas que vão desde o desgaste de pessoal até o gasto desnecessários de recursos valiosos.

Essa questão ainda é negligenciada por muitas empresas, que costumam fazer a seleção dos candidatos por meio de profissionais que não estão preparados para avaliar os diversos níveis de maturidade e personalidade dos envolvidos, o que pode desestruturar uma corporação, a depender da quantidade de seleções mal sucedidas.

Também, a falta de dedicação ao employer branding pode afetar a reputação de uma instituição. Hoje, sites como Love Mondays e Canal Tech proveem um espaço público e anônimo à todos os profissionais que desejam avaliar o local de trabalho e a alta rotatividade é um grande apelo negativo.

De acordo com Chiavenato (1999, p.34 a 52p.), os recursos humanos são mais suscetíveis às oscilações, desde o operacional até o âmbito financeiro. Assim, deve-se investir em recrutamentos de qualidade para a diminuição dessas oscilações, o que por sua vez significa investir na própria empresa.

Selecionamos 5 motivos porque investir no seu processo seletivo é importante e porque terceirizar o recrutamento é a opção ideal. Confira:

1. Diminuição de custos de pessoal

De acordo com pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), há alguns meses o Brasil teve 869 mil admissões comparados à 1,331 milhão de desligamentos. Na ponta do lápis essa conta sai muito negativa e quem sofre com esses custos são os instituições.

A alta rotatividade implica em maiores gastos com a gestão de pessoas, rescisões e esforços humanos. Outro fator que contribui para a o aumento na conta é que nas semanas após a contratação existe um período de adaptação dos novos colaboradores e consequente queda na produção.

Quando essa situação acontece frequentemente, as finanças são comprometidas e a otimização de tempo da equipe interna de RH é afetada. Por outro lado, quando o processo seletivo é feito de forma correta por uma terceirizada, esse quadro tem resultado oposto.

2. Aumentar a assertividade nas contratações

A assertividade nas contratações impacta positivamente o financeiro e o tempo do time de recursos humanos. De acordo com o Sebrae, para se aumentar o sucesso, o profissional de RH precisa conhecer detalhadamente a companhia e cargos disponíveis para selecionar o melhor perfil.

Nesse sentido, é crucial o planejamento estratégico, construindo às etapas, bem como definindo a complexidade e ferramentas para a seleção. A empresa de recrutamento terceirizada vem munida das diversas técnicas, além de saber aplicá-las corretamente.

3. Aumentar a retenção de talentos e diminuir o turnover

Os jovens da geração millennial tendem a permanecer em períodos de tempo cada vez menores nas instituições. Para eles, a rotatividade é algo natural, uma vez que estão em constante mudanças. Porém, para o empregador a realidade é diferente.

Reter talentos é um índice de sucesso, uma vez que quanto menor o turnover, melhor. Segundo o Sebrae turnover é a alta rotatividade de funcionários em uma companhia, ou seja, um empregado é admitido e outro desligado de maneira sucessiva.”

Nesse sentido, a pessoa responsável pelas contratações precisa vigiar, uma vez que um processo mal estruturado pode acarretar na aquisição de profissionais despreparados ou que não tenham coesão com a cultura organizacional, aumentando as chances deste sair do quadro de funcionários mais rapidamente.

Quer entender mais? Veja o próximo tópico.

4. Identificar se as ambições e objetivos do candidato estão alinhados à cultura organizacional

Esse é um quesito que muitos deixam a desejar, focando apenas nas competências técnicas do candidato, colocando de lado a avaliação quanto a se a  personalidade e objetivos deste estão de acordo com a cultura organizacional da instituição.

De acordo com análise da UCJ – UFMG o alinhamento organizacional corresponde ao posicionamento de todos os colaboradores e níveis hierárquicos com relação à missão e à visão de futuro, aos objetivos estratégicos.

Estas características são impossíveis de se prever no currículo, antes é preciso avaliar sua postura, o que somente pode ser feito com um bom processo seletivo. Nesse ponto, empresas terceirizadas especialistas no assunto poderão formatar melhor o recrutamento.

5. Retorno positivo do investimento em uma certificação para a empresa

Por fim, não adianta a afirmação de que se realizou um recrutamento competente sem que isso seja garantido. Conte com uma prestadora que garanta a qualidade de seus serviços por meio de certificados.

Esta escolha com certeza ajudará seu time a escolher funcionários com mais assertividade e segurança, além, claro de otimizar o tempo da equipe interna de RH.

Conclusão:

Conforme apontamos, contratar uma terceirizada que realiza recrutamentos é o melhor investimento que uma companhia pode fazer pois agrega desde a diminuição nos custos até a identificação do candidato mais alinhado à cultura organizacional da instituição.

Todos esses benefícios somados à uma certificação de processo seletivo farão com que o time de RH contrate com mais segurança e otimize o tempo da equipe interna.

Gostou das nossas dicas? Conheça mais conteúdos que disponibilizamos em nosso blog para ficar ainda mais por dentro desses assuntos.

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