Testes de Proficiência

Como aplicar um teste de inglês avançado na sua empresa

teste-de-ingles
Escrito por Fluenglish

Fluência em inglês passou a ser um requisito obrigatório e não mais um diferencial para muitas empresas. Dependendo do cargo e da posição que o funcionário ocupe, é essencial ter o inglês “na ponta da língua” para lidar com pessoas de outros países.

Por ser uma necessidade tão latente em muitos setores atualmente, muitas pessoas acabam mentindo sobre sua real compreensão e capacidade de se comunicar no idioma. Afirmam no currículo serem fluentes na língua, porém, têm apenas o nível básico.

Sabendo dessa realidade na busca por uma vaga no mercado de trabalho, as empresas reforçaram ainda mais seus testes de inglês no processo de seleção. Avaliar a fluência no idioma se tornou parte da maioria dos processos de recrutamento e seleção, a fim de comprovar essa habilidade.

Obviamente, essa etapa não tem como intuito favorecer determinados candidatos, mas sim, atestar que o que foi dito no currículo, de fato, é verdadeiro. Afinal, quando o idioma é solicitado pela empresa, realmente será necessário para o cotidiano do cargo pretendido, então, não adianta achar que não fará falta na prática.

Atualmente, o setor de Recursos Humanos, responsável pela aplicação dos testes no processo de seleção, tem em mãos uma série de técnicas e ferramentas modernas para aplicação de testes mais elaborados e precisos, podendo aplicá-los dependendo do nível requerido:

– Básico;

– Médio;

– Avançado.

Avançado costuma ser o que mais requer um cuidado em relação ao método usado na avaliação, na qualidade dos questionamentos e na própria correção das respostas. Tudo deve ser planejado, a fim de otimizar ainda mais esse processo e garantir que realmente o candidato escolhido domine o idioma.

Como otimizar o processo de avaliação de idiomas?

É fato que as empresas têm que se utilizar ao máximo das tecnologias atuais para aprimorar seus processos. Isso também se aplica à avaliação de idiomas no processo seletivo. Atualmente, existem sites e plataformas como o Fluenglish, que conta com planos focados tanto para empresas, como para candidatos testarem a proficiência em idiomas.

O setor de RH pode adquirir testes de proficiência para colaboradores de sua empresa. Pode ser aplicado em processos seletivos e tudo ser feito online, desde a contratação até a aplicação e correção do teste.

Nesse momento de isolamento social, em que os processos seletivos estão sendo feitos online, essa é uma alternativa totalmente viável e rápida, tanto para os recrutadores, como para os candidatos.

Melhores práticas para aplicar um teste de inglês avançado

Um dos principais requisitos em relação ao idioma é a capacidade de conversação e explanação oral. O RH pode investir em uma entrevista realizada por terceiros, como a Oral Proficiency Interview (OPI), por exemplo, que ocorre via telefone. Por meio dela, é possível avaliar a fluência verbal do candidato de maneira geral.     Mas é importante verificar com a empresa que aplicará o teste de proficiência via telefone , qual a medida de segurança adotada por ele, para ter a certeza que a pessoa que irá realizar o teste é de fato o candidato escolhido por ele e não terceiros. 

Não deixe de investir no chamado writing, focado em avaliar a capacidade de produção escrita no idioma, já que a maioria utiliza da escrita para:

– Troca de e-mails;

– Relatórios;

– Apresentações;

– Etc.

As questões não precisam ser engessadas, como uma prova de curso de inglês. Sua empresa pode solicitar a produção de um artigo de opinião, por exemplo, sobre um determinado tema. Isso vai ajudar a compreender a capacidade em estruturar frases, coesão, coerência, domínio do vocabulário e gramática.

Outro ponto relevante é evitar que outro funcionário realize o teste, somente se ele for uma pessoa que é treinada para avaliar os níveis de linguagem.

Por que devo fazer um teste para avaliar a fluência dos candidatos?

Com o teste de fluência, pode haver a diminuição da taxa turnover dos funcionários e uma maior eficácia do processo seletivo!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter