Testes de Proficiência

Por que o teste de proficiência em francês é relevante?

teste-de-proficiencia
Escrito por Fluenglish

Em geral, sabemos que buscar por um candidato ideal para uma empresa nem sempre é uma tarefa fácil. Em se tratando de um candidato com fluência em uma língua estrangeira, o processo se torna ainda mais difícil.

Por esse motivo, os testes de proficiência são extremamente necessários para que os responsáveis pelo recrutamento e seleção certifiquem-se de que selecionaram o candidato certo para fazer parte do time da empresa.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e conheça um pouco mais sobre a importância dos testes de proficiência em francês.

O que são testes de proficiência?

Os testes de proficiência nada mais são do que comprovantes do nível de fluência de uma pessoa em determinada língua. Por ser totalmente legítimo, esse tipo de documento vale em qualquer lugar do mundo.

De forma prática, o teste de proficiência acaba sendo aproveitado também para diversas aplicações no exterior, como trabalho, cursos, entre outros.

O que é um teste de proficiência corporativo e para que serve?

O que diferencia os testes são os seus objetivos com o idioma. O teste de proficiência corporativo serve para indivíduos se recolocarem no mercado de trabalho e promover sua carreira, quanto para investimentos nos estudos.

No âmbito corporativo, por exemplo, cada vez mais as empresas estão realizando testes de proficiência para processo seletivo, promoções internas e acompanhamento de programas de idiomas, por isso, se você possui um teste de proficiência, você se destaca.

Portanto, a dominância da língua está atrelada ao aperfeiçoamento profissional, que visa melhores colocações dentro de uma empresa, na busca por cargos de alto nível.

Teste de proficiência acadêmico

Já no âmbito acadêmico, o foco é nos estudos. Para quem deseja realizar um intercâmbio, as universidades exigem os testes de proficiência como forma de ingressar ao curso escolhido.

O mesmo vale para quem deseja cursar mestrado, doutorado ou pós-doutorado no exterior. Serve como uma garantia de que o aluno poderá entender bem as aulas ministradas em outro idioma.

Por que é importante o teste de proficiência em francês?

Com um mundo cada vez mais globalizado, empresas de diversos países acabam trocando relações e contratos com empresas brasileiras. Essas relações promovem diversos benefícios para o negócio, como estratégias de competição, novos acionistas, implementação de novas tecnologias, produtos etc.

Entretanto, isso apenas ocorre quando existem colaboradores que garantam fluência na língua para conduzir esses processos de maneira eficiente. De acordo com dados divulgados pelo Terra, foi verificado que o Francês é o 5º idioma mais falado no mundo e está entre as três línguas mais faladas no mundo empresarial. Além disso, dados divulgados pelo jornal O Globo afirmam que empresas francesas são as que mais empregam no Brasil.

Assim, podemos entender algumas vantagens e benefícios de prover recursos para realizar testes de proficiência nessa língua durante os processos seletivos. Confira, a seguir, quais são eles.

1. A empresa certifica-se que contratou um excelente candidato

Se entre as skills necessárias no processo seletivo está a fluência no idioma francês, nada mais prático do que dispor de métodos mais ágeis e eficientes para testar os candidatos. 

É possível adequar uma pequena parte dos testes comportamentais, técnicos e psicológicos para verificar as habilidades de fala, escuta e escrita do candidato.

2. Torna a empresa ainda mais competitiva no mercado

Não menos importante do que garantir um excelente candidato para o time interno é saber que o teste de proficiência identificou um funcionário que pode ajudar nos trâmites estrangeiros internos. 

Caso não seja uma empresa totalmente francesa, algumas atividades acabam ficando limitadas a apenas quem detém o domínio do francês.

Então, não é necessário contratar especialistas em idiomas para traduzir o que deve ser feito ou não em um determinado processo. A vantagem dos testes é que essa habilidade já é comprovada em alguns colaboradores e, além de suas skills, estes conseguem resolver a demanda de maneira proativa e independente.

3. A empresa reduz custos

Dependendo do nível e porte da empresa, talvez não exista a infraestrutura adequada para realizar os testes de proficiência em francês nos candidatos. Quando isso ocorre, diversas empresas optam por alugar espaços maiores e gastar ainda mais em tecnologia de ponta para implementar os testes.

Contudo, ao terceirizar esse serviço para empresas que oferecem todas as ferramentas, plataformas e processos necessários para realizar o teste de proficiência, sua empresa reduz drasticamente os custos e passa a focar em atividades mais importantes durante o processo de recrutamento e seleção.

Gostou do conteúdo?

Gostou desse artigo? Conforme vimos, é de suma importância realizar um teste de proficiência em francês para buscar o colaborador ideal — além de suas soft skills e hard skills. Agora que você já sabe sobre a importância da terceirização desse serviço, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? 

Acesse agora mesmo o nosso blog e veja conteúdos exclusivos sobre esse tema.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter