Testes de Proficiência

Como preparar um teste de inglês para entrevista?

Saber como conduzir uma entrevista no processo seletivo da empresa é fundamental. A contratação de bons profissionais depende de certas estratégias neste primeiro contato, principalmente com entrevistas em inglês. Logo, para preparar um teste de inglês para os candidatos, é preciso ter alguns cuidados.

Nos dias atuais, as empresas estão cada vez mais em busca de profissionais que tenham conhecimento na língua inglesa. A procura é tanta que ter o idioma no currículo já se tornou um dos requisitos básicos em muitos processos seletivos.

Logo, entrevistas em inglês são bastantes comuns para testar o nível de compreensão do candidato na prática. Além disso, essa é a melhor maneira de ter a certeza de que o que está no currículo do profissional é realmente verdade.

No entanto, a tarefa pode ser um pouco complicada se não existir um excelente preparo do recrutador. Uma vez que é essencial conhecer o perfil do candidato no geral, também é preciso analisar o nível de fluência dele no idioma. A aplicação de um teste de inglês, por exemplo, é uma ótima solução para facilitar o processo e economizar tempo.

Então, como preparar um teste de inglês para a entrevista e garantir um excelente desenvolvimento na seleção de candidatos? Foi pensando nisso que preparamos este artigo para te ajudar na elaboração do melhor teste possível. Assim, a sua empresa vai conseguir contratar profissionais competentes com agilidade e eficiência!

Planejamento do processo de recrutamento

Primeiramente, o planejamento do processo de recrutamento é uma etapa indispensável. A partir dessa administração inicial, é possível determinar um padrão de aplicação dos testes de inglês e alinhar o processo com os objetivos da empresa.

Um recrutador que não está ciente da cultura organizacional da empresa, dificilmente saberá como passar credibilidade aos candidatos. Portanto, o planejamento é essencial para que os profissionais recrutados sintam confiança na corporação que desejam trabalhar.

Em relação ao preparo de um teste de inglês, a padronização das perguntas vai poupar tempo da empresa. A aplicação do teste é otimizada e ainda garante maior produtividade para o departamento de RH.

A empresa pode optar também pela aplicação do teste antes mesmo da realização das entrevistas. Essa prática vai tornar o processo seletivo mais ágil, já que apenas os candidatos adequados seguirão para a próxima fase.

Passos para elaborar um teste de entrevista

1. Avalie conhecimentos específicos

Os testes devem considerar o conhecimento específico que o perfil da vaga requer. Os mais comuns são os testes de português, raciocínio lógico, informática, inglês, etc.

Se a vaga exige conhecimento avançado em Excel por exemplo, o teste deve ser direcionado para esse tipo de habilidade. O mesmo vale para o inglês. Um teste de qualidade é aquele elaborado de acordo com as habilidades que serão demandadas do candidato no dia a dia de trabalho.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

2.Verifique as habilidades de escrita do candidato

Como confirmar se o profissional sabe elaborar um e-mail, se comunicar com fornecedores e os colegas de equipe ou, até mesmo, escrever relatórios?

Simples! Solicite ao candidato que escreva uma redação com um tema escolhido pelo recrutador. Assim, fica mais fácil analisar a capacidade de desenvolver argumentos e raciocínios, além de verificar vocabulário, ortografia e gramática.

3. Faça um teste de habilidades sociais

Mede a competência das pessoas ao relacionar-se socialmente. Deve ser usado principalmente em candidatos que trabalhem em equipe, que resolvam conflitos rapidamente ou que precisam lidar com muitas pessoas.

Também caracterizam o desempenho em diversas situações. Para complementar, na entrevista pode-se perguntar como era o relacionamento com o antigo gestor e colegas.

Cabe à empresa, antes de iniciar o processo de seleção, identificar quais serão os melhores testes de acordo com sua necessidade, para que os resultados estejam dentro do esperado.

Como preparar um teste de inglês eficiente para uma entrevista?

Com diversas possibilidades que as transformações tecnológicas proporcionaram — e continuam proporcionando — é possível de dizer que os testes de inglês estão mais acessíveis para serem aplicados, justamente por serem online.

Os testes de proficiência em inglês online estão mais frequentes nos processos seletivos das empresas. Portanto, apostar nessa alternativa é a melhor maneira de garantir um recrutamento rápido com a ajuda de especialistas no assunto.

Apostar em testes online analisando quais são os testes mais completos entre os disponíveis no mercado é sempre uma boa ideia. Ainda que acessíveis para serem realizados virtualmente, a elaboração dos testes requer conhecimento técnico específico.

Segmentação de competências para o teste

Outra forma de preparar um teste de inglês para entrevista é através da segmentação de competências, como leitura ou escrita. Com questionamentos específicos, é possível avaliar as habilidades do candidato, tanto no idioma quanto profissionalmente.

Uma dica fundamental é tentar sair um pouco da zona de conforto de perguntas básicas sobre o candidato. Buscar alternativas diferentes, para que o recrutador avalie o desenvolvimento do profissional no idioma, é essencial para fugir do óbvio.

Quer saber mais?

Entendeu como preparar um teste de inglês para entrevista? Ficou curioso(a) para saber mais? Então, confira nosso material exclusivo sobre como avaliar o inglês no processo seletivo!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X