O francês é um dos idiomas mais estudados do mundo, o que revela a importância dele no cenário internacional para trabalhadores e pesquisadores.
Quem não gostaria de ler e falar a charmosa língua de autores clássicos como Gustav Flaubert, Victor Hugo, Balzac, Alexandre Dumas e Charles Baudelaire?
Quem precisa trabalhar com este idioma precisa se submeter a um teste de proficiência linguística para comprovar o domínio de um idioma em todas as suas formas: gramática, interpretação, escrita, audição e conversação.
A prova é essencial para que as empresas consigam captar colaboradores que se comuniquem nesta língua. Porém, há diversos instrumentos de avaliação. Conheça alguns deles e as principais diferenças entres os testes de proficiência!
Teste de Conhecimento do Francês
O TCF é uma avaliação de nível linguístico do Ministério da Educação da França. Deve ser feito por pessoas a partir dos 16 anos de idade não nascidas naquele país. É válido por dois anos e pode ser refeito com dois meses de intervalo.
É o instrumento de avaliação exigido pelas universidades francesas para graduação e pós-graduação. O candidato recebe um certificado com níveis entre A1 e C2.
Para graduação o nível mínimo é o B1, enquanto para pós-graduação ou doutorado é preciso ficar pelo menos no nível B2.
Teste de Avaliação do Francês
Também chamado pela sigla TEF, é um instrumento internacional de avaliação difundido pela Câmara de Comércio e Indústria Regional de Paris. Está disponível em versão eletrônica, o resultado é imediato e pode ser feito quantas vezes o candidato desejar.
A avaliação é feita de forma online, porém, alguns centros de aplicação costumam aplicar a versão impressa para os candidatos.
Não há um intervalo mínimo para que o teste seja refeito, mas é para uma nova tentativa é preciso aguardar dois meses, pois muitas autoridades canadenses, por exemplo, não aceitam resultados antes deste período.
Diploma de Estudos de Língua Francesa e Diploma Aprofundado de Língua Francesa
O Delf e o Dalf são diplomas emitidos oficialmente pelo Ministério de Educação da França com o objetivo de comprovar a proficiência de candidatos estrangeiros.
O Delf é destinado a estudantes de nível intermediário. Já o Dalf é voltado para alunos de nível avançado. Diferem dos testes anteriores por serem válidos por toda a vida, ou seja, não há necessidade do candidato fazer novamente a prova para atualizar suas notas.
Outra diferença é que Delf e Dalf são diplomas do idioma francês, enquanto TCF e TEF são atestados de língua francesa.
Teste de proficiência corporativo
Essa categoria de avaliação é a mais útil para quem precisa se recolocar no mercado de trabalho ou promover o desenvolvimento de sua carreira.
Ter o domínio sobre um idioma estrangeiro faz toda a diferença para o aperfeiçoamento profissional e interfere positivamente no modo com um candidato é visto pelos recrutadores.
O teste de proficiência corporativa tem se tornado uma tendência entre as empresas, que realizam tais avaliações para promoções internas e contratações.
Já há instituições específicas para a aplicação desses testes e que, posteriormente, compartilham o resultado com as empresas contratantes que vão usar as informações como item decisivo para o gerenciamento de carreiras.
A vantagem de contratar um instituto especializado como a Flufrench é poder contar com profissionais experientes e não precisar deslocar funcionários internos para realizarem os testes, de modo que deixem suas funções principais.
Saiba mais
Acesse o site da Flufrench e saiba como contratá-la para realizar os testes de proficiência em francês para sua empresa e ter uma prova a mais sobre o conhecimento de seus funcionários!