Inglês Corporativo

Fatores Para contratação: 5 formas Que Podem Influenciar Seu Sucesso

fatores para a contratação
Escrito por Fluenglish

Você já deve saber que o mercado está cada vez mais competitivo e acirrado. Por isso, é cada vez mais importante buscar capacitações para se tornar um profissional desejado, levando em consideração os principais fatores para contratação.

As empresas têm buscado trabalhadores com perfis dinâmicos, empreendedores e empenhados em crescer e dar o seu melhor para alcançar cargos mais altos e uma carreira promissora. Assim, é fundamental que você se prepare para atender as exigências corporativas e esteja apto para enfrentar qualquer processo seletivo.

Para ajudá-lo, vamos apresentar cinco fatores que farão você se destacar na entrevista de emprego e conquistar a vaga que almeja. Confira a seguir!

1. Tenha boa fluência em inglês

Não é nenhuma surpresa dizer o quanto é importante aprender um outro idioma, principalmente o inglês. Por ser uma das línguas mais faladas no mundo, é comum as organizações darem preferência à profissionais que consigam se comunicar de forma fluente.

Independente da área de atuação, saber falar a língua inglesa pode contribuir muito para a sua carreira. Se você almeja entrar para uma empresa multinacional é fundamental dominar o idioma. Se não, o inglês serve como um excelente diferencial e pode te destacar dos demais empregados da companhia.

Entretanto, por se tratar de um aprendizado a longo prazo, não adianta se preocupar em aprender a língua apenas para tentar uma boa oportunidade de emprego. É importante que estude o idioma antes de tentar se recolocar no mercado de trabalho e, até mesmo, enquanto estiver empregado.

Por isso, é recomendado que tente estar em contato com a língua sempre que possível. Você pode tentar traduzir músicas americanas, assistir filmes ou séries com legendas em inglês ou outras formas de interagir com o idioma no seu cotidiano.

Além disso, tente tirar algumas certificações de proficiência da língua inglesa. Estes títulos são bem-vistos no ambiente empresarial e te ajudarão a encontrar boas oportunidades de crescimento em sua carreira.

2. Participe de eventos da sua área

Estar presente em eventos relacionados a sua área de atuação te ajuda a se destacar profissionalmente. Isso porque você está sempre se capacitando e aprendendo coisas novas, o que te transforma em um especialista muito mais requisitado.

É importante colocar no currículo os eventos que você participou, mesmo que sejam apenas palestras. Eles irão reforçar para os responsáveis pela seleção de candidatos que você está sempre buscando conhecimento.

Também, recomendamos que você procure participar de projetos ligados ao seu ramo. Mesmo que sejam pequenos e você não receba retorno financeiro por eles, são sempre percebidos de forma positiva pelas organizações e, certamente, proporciona aprendizados para a vida profissional e pessoal.

Em ambos os casos, você ainda tem a possibilidade de aumentar o seu networking e conseguir recomendações para futuras oportunidades de trabalho.

3. Realize trabalhos voluntários

O trabalho voluntário também é mais um dos fatores para contratação. Isso porque as organizações conseguem perceber o indivíduo que realiza este tipo de tarefa como um ser humano mais altruísta.

Embora as organizações queiram ter um profissional bem gabaritado e competente, não podem deixar de fora o fator humanitário. Todas as empresas levam em consideração colocar em seu time um profissional que, além de ter um bom currículo, tem também uma boa índole.

Além disso, o trabalho voluntário ajuda a desenvolver várias competências necessárias para um profissional de sucesso, como espírito de equipe, liderança, paciência e, muitas vezes, a descoberta de uma competência que você ainda não sabia que possuía.

Entretanto, não realize este tipo de trabalho apenas para ser bem-visto no mundo corporativo. É fundamental ter em mente que ser voluntário é um ato de amor e solidariedade, onde você estará destinando o seu tempo e sua força de trabalho em benefício de algo nobre.

4. Valorize suas qualidades

Alguns profissionais ficam inseguros em tentar se candidatar para determinadas vagas ou na hora de falar sobre suas qualidades durante o processo seletivo. Porém, neste momento, é muito importante que você acredite em suas competências e consiga apresentá-las.

Valorizar suas habilidades é sinônimo de autoconfiança. Lembre-se que a quantidade de experiências que você adquiriu ao longo da vida te fizeram ser o profissional que você é agora. Portanto, nada mais justo que contá-las com orgulho e mostrar para a organização seus diferenciais e o motivo pelo qual ela estará ganhando em ter você como membro da equipe.

Porém, não confunda confiança com arrogância. Fale sobre seus talentos e orgulhe-se deles, mas tenha sempre humildade. Além de uma péssima atitude, ser arrogante comprometerá sua entrevista e fará com que você seja descartado do processo seletivo. Afinal, ninguém quer ter alguém com esta postura por perto, mesmo que seja um excelente profissional.

5. Mantenha uma boa postura e comunique-se bem

Independente do lugar ou da situação, uma boa postura e uma comunicação clara fazem você se destacar das demais pessoas e ser visto como alguém autoconfiante. Consequentemente, isso também é um dos fatores para contratação nas empresas.

Desta forma, mantenha uma postura ereta e firme na hora que for participar de um processo seletivo. Seu corpo transmite sua confiança e os recrutadores conseguem perceber isso.

Também é bom estar atento ao seu jeito de falar. Procure se expressar com clareza e em um tom de voz adequado para o ambiente, não sendo auto e nem baixo demais. Além disso, esqueça as gírias e procure não cometer erros gramaticais ao falar. Ao ser questionado, responda a verdade, mas sempre pensando no que gostaria de ouvir se estivesse no lugar do profissional responsável pelo processo seletivo.

Quais Outros Fatores Para a Contratação e Recolocação Profissional?

Qualquer profissional, independente da área, precisa saber se comunicar bem e com objetividade. Por isso, invista na sua comunicação. Caso tenha um pouco de dificuldade em se expressar verbalmente, fazer um curso de oratória ou falar em público irão ajudá-lo a melhorar.

Por fim, agora que você já pode ver como esses fatores para contratação conseguem influenciar no seu sucesso como profissional, aproveite para contar para a gente quais deles você tem colocado em prática para conseguir uma recolocação profissional ou nova oportunidade de trabalho. Basta deixar seu comentário abaixo.

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