Quando se fala em aprender uma segunda língua, logo vem à mente o inglês. Muita gente desconhece, porém, que o francês é um idioma requisitado para o mercado de trabalho e representa uma oportunidade de destaque para quem deseja atuar em uma empresa francesa ou, até mesmo, imigrar para outros países.
A estimativa é que a língua francesa seja falada em mais de 30 países, com destaque para França, Canadá, Suíça, Bélgica, Mônaco e Luxemburgo. Aprender o francês, porém, não traz benefícios apenas para quem deseja morar fora.
Uma pesquisa realizada pela Catho, um site brasileiro de classificados de empregos, mostra que a língua francesa é a mais solicitada pelos anunciantes, depois do inglês e do espanhol. Quando o assunto é inovação no currículo, o francês também aparece como a terceira língua mais presente.
Vantagens de aprender francês
A possibilidade de melhoria de carreira ou de mudança profissional é uma das principais vantagens para quem fala francês. Profissionais que atuam nas áreas de engenharia, tecnologia da informação, relações internacionais e saúde, por exemplo, são sempre requisitados por países que estão de olho em profissionais estrangeiros, como é o caso do Canadá.
Com o francês como uma segunda ou terceira língua, o profissional também pode se candidatar para mestrados ou doutorados fora do Brasil. Em alguns casos, há universidades que possuem convênios com instituições francesas, para que o aluno faça uma parte da graduação no Brasil e, a outra, na França.
É possível, ainda, conquistar empregos melhores em multinacionais que atuam dentro do Brasil e ampliar a rede de contatos. Para que tudo isso aconteça, no entanto, é preciso falar francês e saber aproveitá-lo na construção da carreira.
Dicas para aperfeiçoar o francês para o mercado de trabalho
Se você já tem contato com o idioma, o segredo é nunca deixar de aprender. Como se trata de uma língua não nativa, é importante manter uma frequência de utilização dessa língua no dia a dia, seja por meio de texto, áudio ou diálogo com outros falantes. Vamos a outras dicas?
- Insira o francês no ambiente doméstico: além das aulas, sejam online ou presenciais, é importante que você tome contato com o idioma em um ambiente em que se sinta seguro. Não tenha vergonha de conversar sozinho, de imaginar-se em uma reunião em francês e de consumir conteúdo nessa língua;
- Estude sem abandonar o caderno: com o estudo no notebook ou no celular, é natural que o caderno fique de lado. A prática da escrita, contudo, é fundamental no processo de memorização, concentração e organização. Se você não aprender a escrever corretamente, pode ter dificuldades no processo de leitura do francês;
- Treine o vocabulário específico da sua área profissional: a sua carreira, certamente, possui termos técnicos, mas o mercado de trabalho costuma ser universal. Por isso, termos técnicos usados para uma determinada profissão, no Brasil, também possuem correspondentes em outras línguas. Aprendê-los é uma forma de melhorar o seu idioma e a própria segurança com que se expressa no francês;
- Pratique as quatro habilidades do idioma sempre: ouvir, falar, ler e escrever são habilidades essenciais para qualquer idioma. Sendo assim, tente integrá-las ao mesmo tempo, já que uma reforça a outra;
- Faça um teste de proficiência para saber em qual nível está: em alguns casos, as pessoas não conseguem identificar seu nível de aprendizado, o que dificulta saber quais são os pontos fracos no francês. Com o teste, fica melhor sanar as falhas de aprendizagem;
Relevância de um teste de proficiência em francês
Além de identificar o nível de aprendizagem de uma pessoa, o teste de proficiência traz uma certificação para o mercado de trabalho. Ou seja, é um atestado de que um candidato possui determinadas habilidades na língua.
Alguns dos testes mais conhecidos para medir a proficiência são: TCF, Delf e Dalf. O primeiro é uma espécie de atestado de língua francesa, válido por um determinado período, enquanto que os outros dois são diplomas.
Conclusão
Para candidatos que buscam um resultado imediato, uma boa opção é optar pelo teste de proficiência online. Ao fazer a escolha, no entanto, opte por uma empresa especializada, que oferece qualidade de avaliação e, também, segurança durante todo o processo.
Ficou interessado? Acesse nosso blog, conheça nossa metodologia de avaliação e prepara-se para uma guinada no mercado de trabalho.