Carreira

Conheça o BPO e saiba quais os benefícios para o setor de RH

conheca-o-bpo

Você já ouviu falar em Business Process Outsourcing (BPO)? Essa expressão significa Terceirização de Processos de Negócios e, em geral, envolve a contratação de uma empresa qualificada para realizar um serviço.

Diversos departamentos de uma organização podem se favorecer dessa contratação, inclusive o setor de Recursos Humanos. Ficou curioso? Que tal conhecer os benefícios do BPO para o RH?

Neste post, explicaremos de forma objetiva e clara o que é o Business Process Outsoursing e alguns dos benefícios de adotar o BPO para RH, como, por exemplo, o aumento da produtividade, a redução de custos, agilidade nos processos, entre outros. Confira!

Entenda melhor o BPO

Quando se fala em BPO, alguns pontos importantes devem ser destacados. Um deles é entender a diferença entre um Business Process Outsourcing e uma simples terceirização.

Enquanto na terceirização há apenas uma necessidade de contratar um serviço que muitas vezes não tem papel estratégico nenhum dentro da empresa, no BPO o funcionamento é um pouco diferente.

Nessa contratação é preciso que haja uma análise profunda e um real entendimento do negócio e do problema a ser solucionado para que, aí sim, um Business Process Outsourcing possa ser implementado.

Para facilitar o seu entendimento, vamos utilizar um exemplo prático. A terceirização em si envolve a contratação de serviços como os de segurança 24 horas, serviços gerais, buffets, cerimoniais, motoboys, entre outros.

Enquanto isso, no BPO, os serviços contratados estão mais focados na parte estratégica do negócio. Por exemplo, no setor de RH o processo de folha de pagamento, e até mesmo o de processos de contratação, podem passar por esse procedimento de outsourcing.

Uma informação muito relevante e que deve ser destacada é que as atividades relacionadas ao serviço principal da empresa não passam por BPO. Como assim? Veja bem, se sua empresa oferece o serviço de consultoria estratégica para negócios, essa atividade não passa pelo outsourcing.

O BPO também envolve o uso de tecnologias para realizar o gerenciamento e a automação de processos, facilitando, assim, o dia a dia da empresa. Fora isso, ele possibilita que a organização deixe de demandar tanto tempo com atividades operacionais e foque em atividades estratégicas.

Conheça o BPO para RH

Como já dissemos, vários departamentos podem se beneficiar com o BPO, e entre eles, está o setor de Recursos Humanos da empresa. Você provavelmente deve estar se perguntando como exatamente funciona o BPO para RH e como ele  pode ser favorável. Essa resposta nós podemos te fornecer.

Um dos principais propósitos do BPO é retirar dos colaboradores demandas que não são prioritárias e que também não fazem parte do foco da empresa. Dessa maneira, os colaboradores podem se dedicar às atividades que realmente importam em vez de perder tempo.

Tendo isso em mente, é importante salientar que o BPO no RH pode ser aplicado na folha de pagamento, em processos de contratação, no treinamento de pessoal, e de outras formas. Adotar o Business Process Outsourcing pode gerar uma série de benefícios para o RH, como os que listaremos a seguir. Veja!

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

Principais benefícios do BPO para RH

Entre os benefícios elementares do BPO, podemos listar o aumento da produtividade, a redução de custos, agilidade nos processos, e muitos outros. Para facilitar o entendimento, vamos explicar cada um deles separadamente abaixo:

Aumento da produtividade

Ao adotar o Business Process Outsourcing, o RH deixará de se preocupar com atividades operacionais e passará a se dedicar às tarefas estratégicas, o que, consequentemente resulta num foco maior no objetivo no negócio.

Dessa maneira, o aumento de produtividade é um resultado natural da mudança, já que os colaboradores estão focados nas metas e resultados.

Redução de custos

Apostando em BPO, a necessidade de investir internamente em tecnologia — adquirindo equipamentos sofisticados e servidores, por exemplo —, praticamente desaparece.

Por conseguinte, é ocorre uma retirada natural da sobrecarga da equipe de Tecnologia da Informação (TI), além da diminuição óbvia nos gastos com impressão.

Agilidade nos processos

Implantando a terceirização e a tecnologia, os processos internos da empresa passam a ser padronizados, digitais e — o mais importante —, ágeis.

O tempo gasto com a burocracia excessiva, a descentralização de informações e o difícil acesso a elas, por exemplo, é extinto com a adoção de BPO no RH, especialmente ao apostar em sistemas para contratação de pessoal e folha de pagamento online.

Redução de erros

Com processos padronizados e ágeis, a chance de cometer erros cai bastante, não é mesmo? Essa redução é um fator positivo para organização, afinal, erros geram custos e retrabalho — e tudo isso gera perda de tempo.

Além do mais, quando o BPO é implementado e ocorre algum erro, a identificação e resolução do problema ocorre de maneira muito mais facilitada e a empresa tem assistência técnica à disposição.

Melhores resultados

Aumento na produtividade, agilidade nos processos e redução de erros só podem acabar em resultados melhores, certo? Sendo assim, o BPO contribui para que organização obtenha resultados positivos e atinja suas metas. de forma satisfatória.

Serviços especializados

Além de todos esses benefícios, a empresa que adota o BPO para RH tem outro ganho: serviços especializados e de qualidade. A organização responsável pelo Business Process Outsourcing oferece uma alta qualidade técnica aos contratantes, gerando segurança, efetividade e, claro, bons frutos.

Como você percebeu, o BPO para RH é uma solução estratégica, assertiva e que pode gerar resultados positivos para as empresas. Além disso,  ficou muito mais fácil compreender que o Business Process Outsourcing é diferente de uma simples terceirização.

Dessa forma, podemos resumir os benefícios de adotar essa implementação em:

  • aumento na produtividade;
  • redução de custos;
  • agilidade nos processos;
  • redução de erros;
  • melhores resultados;
  • serviços especializados.

Esperamos que este post tenha ajudado você a compreender mais o BPO para RH. Caso queira ficar sempre por dentro do universo de Recursos Humanos, bem como seus desafios e soluções, basta assinar a nossa newsletter. Enviaremos nosso conteúdo em primeira mão para você!

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X