Empresas multinacionais são conhecidas por estar na vanguarda do desenvolvimento econômico, mercadológico e organizacional. Elas são ambientes de circulação de muitas ideias, perfis culturais e étnicos e estão no centro da inovação em todo o mundo.
Muitos desses negócios já nasceram grandes, outros estão crescendo, mas todos tem uma coisa em comum: pessoas com grande potencial a ser desenvolvido. Nesse sentido, implantar um programa de idiomas é mais que uma vantagem. Trata-se de uma necessidade no meio corporativo.
A tendência de globalização dos negócios no Brasil não é nova, mas com a propulsão que startups e empresas de base tecnológica vêm ganhando, podemos esperar que mais e mais negócios nacionais se internacionalizem.
Junto desta tendência, aumenta também a necessidade de empresas nacionais alçarem objetivos fora de suas fronteiras geográficas – e culturais. Na verdade, a internacionalização, para alguns setores nem mesmo existe. O que se espera das organizações é uma adaptação interna aos parâmetros competitivos internacionais.
O inglês já é a língua oficial de qualquer mercado, logo, adaptar-se a ele não é exatamente uma opção.
De documentos à troca de informação por meio de conversas, as empresas multinacionais – ou que desejam chegar nesse patamar – precisam estar afiadas para se comunicar com o mundo. Por isso, fica o questionamento: gestor, os seus funcionários são fluentes em inglês? Aliás, a sua multinacional tem um programa de idiomas?
Neste artigo, vamos apresentar os motivos porque multinacionais precisam apostar em programas de idiomas, quais as vantagens desse movimento, como os profissionais também se beneficiam disso e como o programa de idiomas da Fluenglish foca na evolução da fluência em idiomas ao longo do tempo.
Boa leitura!
Por que empresas multinacionais devem implantar um programa de idiomas
Um programa de idiomas para empresas multinacionais deve fazer parte do DNA do negócio. Afinal, a tendência é que pessoas de todo o mundo se juntem à ele e todas devem falar bem o idioma!
Garantir que toda a empresa fale a língua do mercado
O mercado, cada vez mais globalizado, exige comunicação certeira e instantânea. Não há tempo a perder e cada momento é crucial.
Um programa de idiomas é como um medidor da qualidade de comunicação de empresas. Ele avalia a fluência em diversas esferas – gramatical, interpretativa, auditiva e oral.
Ao se certificar da fluência de seus funcionários, os gestores de RH podem tomar as ações necessárias para melhoria de pontos falhos – como oferecer cursos de aprimoramento, participação em eventos imersivos e, até mesmo, propor meetups de funcionários para praticar a língua.
Com essas ações toda a empresa passa a dominar o inglês e a se tornar mais competitiva no mercado.
Empoderar as pessoas
O RH 4.0 entende que o maior ativo das organizações são as pessoas. Elas propõem melhorias, tomam decisões estratégicas e são as verdadeiras responsáveis pelo crescimento saudável de um negócio.
Por outro lado, para que consigam desempenhar o melhor papel, elas precisam se sentir empoderadas em suas funções e, sobretudo, que a empresa para a qual estão dedicando grande parte de sua vida as reconheçam.
Assim, oferecer ações de apoio, como é o caso do programa de idiomas, garante que seu funcionário se empodere e possa desempenhar o melhor papel possível.
Garantir que todos cresçam na mesma proporção
A equidade no mundo corporativo é um verdeiro problema. Pessoas nascem e crescem em diferentes circunstância e a maioria delas não está inteiramente preparada para se desenvolver tanto quanto poderiam.
Ao oferecer um programa de idioma a todos os funcionários – que conte com testes em fluência e oferta de cursos de aprimoramento -, a multinacional pode ajudá-los em seus desenvolvimentos profissionais e a alçar cargos de liderança na organização.
Promover a diversidade
Aprender um idioma vai muito além de conhecer algumas normas gramaticais de outra língua. Tem a ver com aprendizado cultural e histórico. É preciso começar a pensar em outro idioma e isso cria no estudante um novo mindset.
Quanto mais aprende o inglês, o espanhol e outras línguas, mais a pessoa se torna aberta a novas ideias e possibilidades. Além disso, ela tem mais capacidade de promover a diversidade no meio corporativo.
A importância do inglês no currículo profissional
Para todos os profissionais, estejam eles empregados em multinacionais, ou não, dominar uma segunda língua deixou de ser um diferencial: é uma exigência!
O inglês no currículo profissional demonstra que a pessoa está apta a se relacionar com indivíduos de qualquer lugar do mundo, o que também abre mais e mais oportunidades para ela.
Portanto, ao praticar a segunda língua ela fica mais próxima da tão sonhada vaga numa multinacional.
A Fluenglish conta com certificação de fluência internacional, feitas sob medida para diversos nichos de mercado. Entenda como a Fluenglish avalia a evolução na fluência em idiomas ao longo do tempo.
Fluenglish: a solução em avaliação de fluência para empresas e profissionais
A certificação em inglês da Fluenglish é feita em quatro etapas: Gramática, Leitura & Interpretação, Audição & Compreensão e Conversação. Os testes são criados e aplicados 100% online por professores nativos, o que certifica a qualidade e assertividade dos exames.
Os resultados são válidos por 6 meses e os gestores de Recursos Humanos que apostam na solução da Fluenglish em suas empresas têm acesso à painéis de evolução de cada funcionário, além de relatórios objetivos sobre o desempenho de cada um.
Conclusão
Investir em programa de idiomas em empresa multinacional é uma das formas de manter o principal ativo da empresa (as pessoas), qualificado, empoderado e pronto para desempenhar o melhor papel na organização.
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