Carreira

Como avaliar o aprendizado do inglês da sua equipe ao longo do tempo?

aprendizado-ingles
Escrito por Fluenglish

Falar inglês já não é mais um diferencial no mundo corporativo. Atualmente o conhecimento da língua é uma exigência para que um bom profissional se mantenha atualizado e a par das tendências e novidades.

Para as empresas referência no mercado o teste de inglês é um passo fundamental no processo seletivo. Mesmo que os profissionais não lidem diretamente com clientes ou colegas de trabalho estrangeiros, o conhecimento do idioma abre portas para que os funcionários de uma equipe façam cursos e seminários online, acessem sites e blogs e entendam das tendências internacionais.

Porém, não basta que seja realizado um teste de inglês no processo seletivo. A fluência da língua deve ser medida e estimulada frequentemente, pois se não há um contato constante com o idioma aos poucos ele vai sendo esquecido.

Para manter o aprendizado do inglês de todos os funcionários e a equipe nivelada é importante que a empresa estimule o contato com a língua e disponibilize testes de nivelamento. Continue a leitura do texto e veja algumas dicas de como manter sua equipe motivada no aprendizado do inglês!

Faça workshops em inglês

Manter uma equipe motivada não é tarefa fácil, porém existem diversos processos que podem auxiliar, realizar workshops é um deles. Tais dinâmicas estimulam os colaboradores a interagirem, demonstrarem suas habilidades e compartilhar conhecimentos.

Fazer workshops em inglês pode ser uma ótima opção de unir a gestão de equipe ao aprendizado do inglês. Você pode escolher um tema interessante e coerente com a rotina de trabalho e criar dinâmicas que motivem o uso de diferentes habilidades da língua inglesa: leitura e interpretação, audição e compreensão e  conversação.

É importante avaliar como está a participação nas dinâmicas e entendimento do que está sendo apresentado. Caso o engajamento esperado não seja alcançado é importante verificar se o tema escolhido não captou a atenção dos participantes ou se não conseguiram acompanhar o inglês. Conversar com os funcionários e recolher feedbacks extremamente importante para planejar dinâmicas realmente eficazes.

Contrate professores de inglês

Oferecer benefícios para os profissionais é uma ação estratégica para qualquer empresa. É um investimento que expande a possibilidade de crescimento do próprio negócio e aumenta a motivação dos profissionais, além atrair e reter talentos.

O inglês in company está se tornando uma tendência e tem sido muito bem aceito no mercado, pois é um investimento em que tanto funcionário como empresa saem ganhando.

Realize testes de proficiência em inglês

Os testes de proficiência em inglês medem o conhecimento dos alunos e servem para avaliar se as estratégias adotadas pela empresa estão realmente sendo eficientes ou não.

É muito importante aplicar os exames de certificação de tempos em tempos para verificar se o aprendizado do inglês está avançando ou não: será que as aulas estão realmente sendo proveitosas ou é importante alterar o método de ensino, a abordagem ou até contratar outro profissional? Será que os workshops estão ajudando a melhorar o entendimento e compreensão da língua estrangeira?

Além de servir como um mediador para a empresa, uma avaliação quantitativa motiva os alunos a estudarem por conta própria para alcançarem bons resultados. Afinal uma certificação de proficiência em inglês representa um grande diferencial no currículo e pode abrir portas para o crescimento profissional.

Existem diversos testes de proficiência em inglês com diferentes objetivos é importante selecionar um teste qualificado, coerente com a área de atuação da empresa e reconhecido no mercado de trabalho brasileiro.

Como escolher um bom teste

Um bom teste de nivelamento do aprendizado do inglês deve ser desenvolvido por professores qualificados e avaliar os diferentes aspectos da língua inglesa: gramática, leitura e interpretação, audição e compreensão e  conversação. É importante também que o aluno receba um feedback do teste realizado para saber em quais pontos ele pode trabalhar para melhorar o seu desempenho.

Se vários funcionários apresentam defasagem em alguma habilidade ela pode ser trabalhada nos workshops ou pelos professores contratados.

A Fluenglish oferece provas desenvolvidas por professores americanos qualificados, direcionadas para as necessidades específicas de cada área do mercado de trabalho e possuem quatro etapas que abrangem as diferentes habilidades da língua inglesa. Os resultados das avaliações vêm acompanhados de um feedback individual e cada aluno possui um painel exclusivo com os seus dados de desempenho que pode ser compartilhado com líderes e colegas de trabalho.

Para manter a competitividade é importante que a empresa acompanhe às demandas de um mercado cada vez mais exigente. É essencial estimular a proatividade e o protagonismo de cada colaborador com relação ao próprio aprendizado do inglês e das diferentes habilidades exigidas e também oferecer meios para que a equipe como um todo esteja em constante crescimento e aprendizado elevando o nível e os resultados da empresa.

Quer saber mais?

Quer ler mais sobre como motivar e aproveitar o potencial de cada funcionário de sua empresa? Descubra como conhecer e controlar os pontos fortes e fracos dos colaboradores.

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter