Carreira

Qual a relação entre personal branding e RH

personal-branding

Os primeiros segundos são tudo o que você tem para causar uma boa primeira impressão mas esse trabalho não para por aí. Até mesmo o RH está atento ao que vem mudando nas relações interpessoais e como o personal branding influencia esse processo.

Acompanhar tendências do comportamento humano e como isso impacta dentro das organizações é uma das principais atribuições do recursos humanos.

Afinal, uma vez que lidam com o principal ativo das empresas, as pessoas, o RH precisa estar afiado sobre tudo que envolve e interfere nas relações dentro do ambiente de trabalho.

Com a Revolução 4.0, a gestão de pessoas, processos e a automação de tarefas criou grandes transformações nas organizações. Nesse sentido, entram em pauta as redes sociais, que também mudaram essencialmente toda a dinâmica de imagem pessoal e impressão alheia sobre os indivíduos.

É de muita importância destacar isso, pois o personal branding está em todo lugar e, hoje, mais do que nunca, online.

Portanto, o RH está ainda mais alinhado com a marca pessoal dos colaboradores e pode ajudá-los muito neste quesito. Entenda.

O que é personal branding

Personal branding, ou marca pessoal, é a soma de idiossincrasias (características) de determinada pessoa que faz com que os outros a reconheçam. Em outras palavras, a marca pessoal é a identidade da pessoa.

Tal identidade, por sua vez, é constituída de diversos elementos, como:

  • Sua forma de se vestir – roupas, acessórios e outras coisas que remetam à pessoa;
  • Sua forma de se portar – o modo como fala, postura e linguagem corporal;
  • Suas ideologias – valores em que acredita e defende;
  • Suas competências – aquilo que você sabe fazer de melhor.

Em suma, todos esses elementos juntos, seja no ambiente virtual ou físico, montam a reputação ou legado de alguém. Uma boa personal branding gera valores únicos, positivos e evidencia particularidades e qualidades de alguém.

No entanto, para manter esta marca, é preciso esforço e consistência. É também necessário realizar um movimento de análise sobre si mesmo e sobre a percepção que os outros têm de você.

Como o personal branding auxilia na minha carreira

De acordo com Maria do Carmo Marini, consultora especialista no desenvolvimento de pessoas e coach do CEOLab, é necessário se atentar à forma como as pessoas entendem o seu estilo.

É indispensável que se analise a percepção alheia sobre si, de forma a entender tais visões são positivas ou negativas.

Cresça em sua carreira profissional com a Fluenglish

“Gerenciar adequadamente esse ponto não significa autopromoção ou exacerbação da vaidade, coisa que está muito em moda atualmente. Significa promover diferenciação, mostrar aquilo que nos individualiza, nossas capacidades, o quanto podemos ser úteis para uma organização”, analisa Marini.

Essa análise é importante sobretudo no mundo profissional. De fato, o personal branding pode ser um poderoso aliado de sua carreira.

Pense que, por exemplo, a forma como as pessoas te veem afeta diretamente sua contratação, promoção ou demissão. Além disso, esse conjunto de fatores faz toda diferença na hora de se praticar o networking e no contato com clientes.

Portanto, o cuidado com sua marca pessoal é decisivo para o sucesso em sua carreira,

O que o RH pode fazer pelo personal branding?

A relação entre o RH e o personal branding é íntima. Por exemplo, num processo seletivo, em que se visa encontrar um perfil ideal para uma vaga. Nesse caso, além das hard skills, o recrutador analisa o perfil da pessoa, para identificar se ela se enquadra no esperado.

Dessa forma, o candidato que tem uma marca pessoal alinhada, ética e coerente com o perfil desejado, com certeza terá mais destaque.

Vale pontuar que uma entrevista de emprego começa muito antes do contato pessoal. Afinal, é indispensável que o candidato mantenha um perfil alinhado nas redes sociais.

Nesse sentido, a pessoa que busca recolocação profissional, precisa tomar alguns cuidados com sua imagem nas redes sociais. Perfil identificável, o não uso de vocabulário chulo e atenção com as fotos que posta são três pilares básicos que o time de RH observa e que conta muitos pontos à favor do entrevistado.

Assim, o RH tem um papel fundamental no personal branding: orientar as melhores práticas no mundo corporativo.

Portanto, acompanhar de perto as tendências de RH com certeza será de grande valia para qualquer profissional.

Conclusão

O personal branding e o RH andam de mãos dadas. Por meio do entendimento das melhores práticas e expectativas de uma empresa sobre o perfil de uma vaga, um candidato estará mais bem preparado para se destacar na entrevista de emprego.

Além disso, para quem já vive dentro da corporação, é essencial sempre revisitar sua imagem e buscar identificar a forma como as pessoas o vê. Nesse sentido, vale pontuar: seja você mesmo.

Afinal, forçar uma personalidade apenas para conquistar admiração é uma atitude fadada ao fracasso. Não somente por ser desleal com a própria pessoa como também por ser uma prática facilmente desmascaradas.Portanto, entenda melhor como funciona a dinâmica do RH e o perfil exigido para uma vaga veja se o seu perfil para deixá-lo ainda mais alinhado com a instituição. Caso já esteja empregado, reavalie sua postura e busque por melhorias. Vale até mesmo bater um papo com o pessoal de recursos humanos.

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pop Up Image

JUNTE-SE A MAIS DE 229.000 PESSOAS

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade.X