Inglês Corporativo

O que um teste de inglês para processo de trainee deve ter?

teste-ingles-processo-trainee
Escrito por Fluenglish

Passar em um processo de trainee é o sonho de grande parte dos jovens recém-formados. Como uma poderosa opção de desenvolvimento e aceleração de carreira, se firmou como um dos melhores caminhos. No entanto, você deve saber que a maioria deles exige inglês avançado ou fluente. Isso dificulta muito a vida de alguns candidatos.

Nos dias de hoje, quem quer alcançar um cargo alto e reconhecimento no mercado de trabalho precisa ter um bom inglês. O teste de inglês para processo de trainee é elaborado para que a organização tenha uma assertiva na contratação de colaboradores e evite a rotatividade de pessoas.

Continue lendo o post para saber mais sobre o assunto!

Qual a relevância do idioma no mercado de trabalho?

O mercado exige que o profissional não apenas fale o inglês, mas se comunique fluentemente neste idioma, construa sentenças complexas, leia textos de diferentes gêneros, escreva com perfeição, enfim, tenha o domínio em diferentes contextos.

Aprender uma nova língua tem seus custos, e muitas vezes o profissional precisa dar prioridade a um ou outro idioma. Desta forma, deve compreender qual é a opção que servirá mais para a sua profissão e suas metas, mas é interessante manter o inglês entre estas prioridades.

No futuro, segundo os especialistas, além do segundo idioma e da língua nativa, uma terceira opção poderá ser exigida pelo mercado de trabalho — e em muitos casos, isso já acontece.

Como avaliar os candidatos no teste de inglês para processo de trainee?

Para ser habilitado em um processo seletivo para trainee, não basta ao candidato ser eficaz. É preciso sensibilizar quem avalia. E, para isso, é necessário passar por algumas etapas nos testes de inglês, como:

  • avaliações online: testes prévios de domínio da língua portuguesa, de idiomas estrangeiros e de algum conteúdo específico para a área de trabalho;
  • prova oral de inglês: avaliação da capacidade de comunicação em língua inglesa e nível de complexidade do raciocínio em língua estrangeira;
  • entrevista (com diretores): muitas vezes, essa fase entra como critério de desempate. Aqui, será observado o nível de consciência do candidato acerca da organização e do mercado, bem como das funções que exercerá. Nessa etapa, sempre acontece uma questão surpresa em inglês, por isso é bom estar preparado.

De um modo geral, as organizações contratam empresas que prestam serviço no mercado corporativo para avaliarem os candidatos. Às vezes, no entanto, as próprias consultorias realizam as entrevistas.

Qual a importância de escolher um bom método de avaliação?

Quando empresas e instituições exigem um certificado de proficiência, estão buscando a garantia de que o candidato domina o idioma para praticar a escrita, leitura e comunicação oral com os colegas de trabalho e clientes. Como há opções para diferentes níveis e finalidades, é preciso escolher a mais adequada.

Por ser a língua oficial do mundo dos negócios, ter fluência no inglês corporativo já é um requisito básico para muitas das posições disponíveis no mercado de trabalho. Por esse motivo, ter um certificado de proficiência não pode ser considerado mais um diferencial, mas uma exigência.

Vejamos as vantagens do teste de inglês para as empresas e candidatos:

1. contatos profissionais: colaboradores que falam inglês têm mais chances de se conectar a colegas de todo o mundo;

2. a língua da tecnologia: com a tecnologia invadindo todas as brechas do dia a dia, é impossível trabalhar sem ela;

3. expansão de negócios: quando os profissionais falam inglês para negócios, têm mais possibilidades de fechar parcerias internacionais.

São vantagens que os gestores desejam nos candidatos, pois fazem com que as empresas tenham mais dinamismo e se mantenham engajadas com o mercado.

Como garantir efetividade no teste de inglês?

Trabalhe habilidades, como: escrita, vocabulário e gramática, pois esses três elementos são os que darão total suporte aos candidatos que chegarem até essa etapa do processo. É necessária uma boa dose de iniciativa para buscar mais e, assim, tornar o seu preparo mais efetivo.

Veja agora os principais recursos que ajudam candidatos a conquistar uma vaga nas empresas que disponibilizam os cargos de trainee:

Escrita

Escrever com fluência em inglês é um passo muito importante em busca do cargo tão esperado. Além de saber a estrutura das palavras e como elas são aplicadas em cada frase, saber escrever ajuda muito no desenvolvimento do intelectual do candidato.

Vocabulário

Consultar materiais em inglês e relacionados aos temas que poderão ser tratados na entrevista é uma excelente forma de se ambientar ou recapitular definições específicas. Exercite ao escrever textos que intensifiquem a argumentação e a adaptação com o vocabulário.

Desempenhar a conversação ao redor desses temas também é primordial para fugir de desvios e colaborar com a comunicação na hora da entrevista.

A certificação internacional de proficiência deve ser informada no currículo. Ela colabora com a escolha dos candidatos mais preparados no idioma e garante que sejam bem recebidos pela maior parte das instituições nacionais e transnacionais.

Gramática

A fluência em inglês parou de ser diferencial para se transformar em um quesito obrigatório na carreira. Portanto, é importante controlar a estruturação gramatical da língua.

O brasileiro elabora a frase conforme a perspicácia da língua portuguesa, mas essa maneira não tem êxito no inglês. Quando analisadas em inglês, as frases tendem a fluir com mais naturalidade. Consequentemente, o passaporte para a vaga de trainee fica bem mais próximo.

Por que contratar uma empresa especializada?

teste de proficiência contribui para a escolha do melhor profissional, e o recomendável nessa etapa de seleção de candidato é a contratação de uma empresa especializada no assunto para que o resultado seja assertivo.

O serviço é indicado para programas de trainee, estágio, ou para posições técnicas e de liderança. Também pode ser aproveitado por empresas que precisam atestar o domínio do idioma estrangeiro em candidatos a vagas de todos os níveis hierárquicos.

Uma empresa especializada conta com especialistas para ter uma análise qualificada e precisa do nível de fluência que o candidato tem no idioma estrangeiro. Ou seja, um time experiente e qualificado de avaliadores para atender a muitos candidatos e a diferentes processos seletivos, simultaneamente.

Em resumo, contratar uma empresa para realizar teste de inglês para processo de trainee faz com que a organização poupe seu tempo para fazer outras tarefas importantes. Também diminui a rotatividade de funcionários e otimiza o trabalho da equipe interna de RH.

Gostou do post? Entre agora mesmo em contato com nossa empresa e receba uma orientação de como podemos ajudá-lo!

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter