Carreira

Como selecionar o perfil de candidato ideal para a sua empresa?

Escrito por RockContent

A etapa de selecionar um novo funcionário é muito importante para qualquer empresa. Afinal, saber montar bem uma equipe profissional é passo fundamental para o sucesso. Ao mesmo tempo, pode ser um grande desafio escolher o perfil de candidato ideal.

Uma seleção de qualidade garante que você contará com um profissional não só competente, mas que tenha a cara da empresa. Então, que tal descobrir algumas estratégias para garantir que você faça a melhor contratação possível? Confira!

1 – Divulgue a vaga em vários lugares

A internet facilita muito na hora de divulgar uma vaga de emprego. Por isso, use e abuse dela! Vale recorrer aos diversos canais disponíveis que te levem ao candidato perfeito.

Não se restrinja a uma divulgação básica, apenas na página do Facebook da sua empresa, por exemplo. Divulgue em redes sociais profissionais, em sites de vagas na internet e mesmo em grupos de emprego no Facebook que você julga serem de qualidade.

É claro que você não deve divulgar em todo e qualquer ambiente, mas naqueles que você acredita que poderão te ajudar a encontrar alguém com o perfil da sua empresa. O segredo é fazer a informação circular em muitos meios, mas nos lugares certos.

E vale também apelar para modos mais antigos, porém eficientes, de divulgação  como o famoso boca a boca. Converse com empregadores em que você confia, peça indicações, referências e recomendações. Assim, você garante que vai acertar o alvo!

2 – Deixe claro qual perfil de candidato você está buscando 

Muitos empregadores ignoram essa etapa, mas ela faz toda diferença. Se você quer atrair os profissionais que mais combinam com a sua empresa, o pontapé inicial é apresentar de forma clara e objetiva o perfil que você procura.

Se a descrição da vaga e do tipo de empregado desejado for imprecisa, pode ter certeza: vão aparecer diversos candidatos que não têm muito a ver com o perfil ideal para a companhia. Isso tornará o processo seletivo bem mais cansativo, longo e desgastante e diminuirá as chances de você contratar quem procura.

Por isso, na descrição da vaga, explique bem qual a função, defina o perfil (de liderança, arrojado, comunicativo, criativo, organizado, estratégico, dentre outros) e liste os requisitos necessários e os diferenciais. Dessa forma, é bem mais provável que você atinja o seu público-alvo.

3 – Apresente a cultura organizacional da sua empresa

Um processo seletivo envolve um duplo conhecimento: você conhece o candidato e ele, a empresa. Para selecionar o melhor profissional, é importante apresentar a cultura organizacional da sua companhia.

Isso pode ser feito durante a entrevista, quando você terá oportunidade de falar acerca dos objetivos, desafios e valores da empresa. Nesse momento, poderá inclusive fazer um tour com o candidato pelo ambiente de trabalho.

Essa estratégia serve para ver como o profissional responde ao que está conhecendo sobre a instituição, se há química. Além disso, alguns candidatos podem, eles mesmos, perceber que não se encaixam na vaga, o que acaba te ajudando a não cometer equívocos na escolha.

4 – Pergunte a respeito das competências do candidato

Qualquer processo de seleção requisita a apresentação do currículo do candidato. Esse procedimento é básico e necessário. Porém, o documento não basta para você conhecer um aspirante ao cargo.

Na etapa da entrevista, é importante sondar o candidato sobre as competências e habilidades que ele possui. Isso porque muitos profissionais não são precisos ao preencher seus currículos, e as informações ficam desatualizadas, incompletas ou mesmo incorretas. Uma das maiores mentiras contadas em currículos, por exemplo, é sobre o domínio do inglês.

Por isso, uma boa conversa durante o processo é essencial para conhecer melhor o candidato. Você pode tanto descobrir informações mal preenchidas no currículo quanto ficar sabendo de outras que, por um motivo ou outro, não ficaram registradas no papel — mas podem ser um diferencial.

5 – Questione sobre o passado profissional

Outra pergunta para se fazer na entrevista é sobre o relacionamento do candidato com empregadores anteriores. Pode parecer uma questão menor, mas é essencial para saber mais sobre o passado do aspirante ao cargo e descobrir como ele avalia a si próprio.

Se você quer selecionar o perfil de candidato perfeito, precisa conhecê-lo bem. E isso passa por saber como ele é no ambiente profissional, como lida com empregadores, colegas e clientes.

Ao perguntar sobre o passado do candidato, você pode ter uma noção melhor acerca de seu perfil. É possível notar, por exemplo, se ele é capaz de assumir responsabilidades por possíveis erros do passado, ou se simplesmente joga a culpa por uma demissão, por exemplo, nas costas de outra pessoa.

6 – Não se esqueça do inglês

Dominar o inglês é uma das habilidades mais indispensáveis no mercado de trabalho atual, em qualquer área. Para montar um time de sucesso, é fundamental selecionar candidatos proficientes no idioma.

Uma empresa que conta com uma equipe fluente no inglês abre diversas portas: adquirir mais conhecimentos, firmar parcerias e conquistar novos clientes. Qualquer que seja o seu negócio, certamente o perfil de candidato ideal inclui conhecimento do inglês. Assim, vale pedir certificados, comprovações ou mesmo realizar parte da entrevista em inglês para fazer uma avaliação.

7 – Valorize o candidato

Se você deseja contar com profissionais qualificados e que combinem com a sua empresa, deve oferecer, em contrapartida, ótimas oportunidades. Um bom candidato saberá reconhecer uma empresa séria e que o ajude a crescer profissionalmente.

Isso significa que você deve proporcionar aquilo que é mais valorizado no mercado profissional: salário justo, possibilidade de crescimento na companhia e bom ambiente de trabalho. Ao ofertar essas condições, não há dúvidas de que vão surgir ótimos profissionais atrás de uma vaga, e você precisará apenas selecionar o que mais combina com a empresa.

Um time competente e satisfeito é uma receita campeã para qualquer empresa. Valorize os funcionários e os resultados aparecerão!

Ao seguir essas dicas, você define o perfil de candidato ideal para a sua empresa e garante a escolha do melhor candidato. Agora que você está por dentro do assunto, que tal conhecer alguns testes para aplicar no recrutamento e na seleção?

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter