Carreira

Conheça as 9 competências profissionais indispensáveis no século XXI

Escrito por RockContent

A cada dia que passa o mundo se inova. Sempre que novas tecnologias são desenvolvidas, as anteriores tendem a se tornar obsoletas e novas competências profissionais também surgem. Vivendo em um mundo em constante desenvolvimento, surge a necessidade de nos mantermos atualizados.

Dessa forma, tanto o trabalhador quanto o mundo dos negócios têm que se modernizar para não perder o seu lugar ao sol.

Os grandes avanços nos meios de comunicação estão muito comuns nos últimos anos, principalmente desde a popularização da internet. Para se manter ativo no mercado de trabalho, é necessário que toda pessoa se atente às novas demandas.

Estamos imergindo cada vez mais na era digital, portanto, familiarizar-se com essas novidades é um exemplo de habilidade indispensável para um profissional do século XXI.

Quer saber mais sobre essas competências profissionais que o mercado de trabalho demanda? Então, continue a leitura conosco!

1. Habilidade tecnológica

Com o grande avanço tecnológico e o fato de a sociedade estar, praticamente, toda imersa nas tecnologias e internet, é bastante importante estar atento às novas tendências e ter conhecimento para inserir, da melhor maneira, sua empresa ou produto no mercado.

Ou seja, não basta ser um profissional qualificado na área em que atua, é necessário saber usar a tecnologia e as ferramentas disponíveis para atender a demanda de seus clientes.

2. Criatividade

Pensando que estamos, realmente, vivendo uma era tecnológica e que daqui a alguns anos algumas profissões não existirão mais, pois suas funções serão substituídas por máquinas, consideramos a criatividade como uma importante competência profissional para esse século.

Isso se dá porque os robôs não possuem ideias inovadoras, como nós podemos ter com essa nossa máquina maravilhosa chamada cérebro. Então, ao ser um profissional criativo, você, com certeza, terá mais opções no mercado de trabalho, devido às mudanças rápidas que estamos vivendo atualmente, por conta da tecnologia.

Encontrar soluções rápidas e criativas, de maneira que torna a empresa ou o produto, inovador, terá bastante valor profissionalmente. Esteja atento a isso e exercite sua criatividade.

3. Aprendizado constante

Como já foi citado, estamos vivendo a era tecnológica e, com isso, temos um grande fluxo de conhecimento sendo veiculado através da internet. Encontramos de tudo por lá, tudo mesmo. E, por mais simples que possa parecer, há sempre um conhecimento envolvido.

Com a quantidade de pessoas inseridas na era virtual, ficou mais acessível, para alguns, a chance de realizar cursos e graduações online. Isso porque, além da comodidade de estudar pelo computador estando em casa, os valores são de fácil acesso.

Desfrutar de conhecimento contínuo é vital para o mercado de trabalho, já que ele está sempre se reinventando. Criar diferenciais competitivos, como aprender uma nova língua ou obter certificado de proficiência da mesma, fazer pós-graduação ou cursos complementares da sua área de atuação, fazem de você um profissional mais completo e fundamental para a competitividade que existe no mercado de trabalho.

4. Estabilidade emocional

Basicamente é saber lidar com as pressões do dia a dia, de maneira calma. Não é que as empresas esperam que os profissionais sejam robôs sem reações. Você terá liberdade de ficar estressado, mas ter estabilidade emocional é saber lidar da melhor maneira possível dentro das situações, contornando as emoções e as pessoas, para tomar decisões em ocasiões desafiadoras.

Há algumas empresas que simulam situações de tensão e/ou pressão nos processos seletivos, para perceberem como os candidatos se comportam. Então, é importante estar com a cabeça tranquila, apesar de vivenciar momentos de tensão na empresa. Para isso, pratique exercícios físicos, tenha momentos de lazer e alimente-se de maneira saudável.

5. Flexibilidade

Estamos falando de um mercado de trabalho muito concorrido em um momento bastante tecnológico. As coisas ficam obsoletas com uma rapidez maior do que antigamente e inovar é essencial para o mercado se manter ativo, com novidades para os clientes.

Dessa maneira, ser flexível para se adaptar às mudanças que o mercado pede é essencial para se manter dentro dele. Ajuda, também, a saber lidar em variadas situações cotidianas que pedem maleabilidade.

6. Pensamento crítico

Pessoas que possuem pensamento crítico já se destacam no mercado de trabalho atualmente, para o futuro isso deve aumentar. Isso quer dizer que elas sabem analisar e tomar decisões diante de situações, típico pensamento de perfil de liderança. Ou seja, sucesso profissional.

7. Visão de negócio

Com a internet, fica mais fácil a interação entre as pessoas — de qualquer lugar que elas estejam, até mesmo de países diferentes —, tornando menores as fronteiras que existem no mundo. Situações que ocorrem em países geograficamente distantes têm impactado várias partes do mundo, mostrando como o mercado está conectado mundialmente. Mudanças econômicas, políticas, sociais e até mesmo climáticas têm tido influência muito além do próprio país.

Por isso, ter visão de negócio, estar atento ao mercado e público interno e externo é importantíssimo para enxergar oportunidades profissionais, mudanças e, melhor, as ameaças.

8. Boa comunicação

A esfera profissional é composta por diferentes tipos de pessoas que possuem diferentes culturas, religiões, crenças, até mesmo indivíduos de países distintos estão veiculadas no mesmo projeto de uma empresa. Saber se comunicar bem com as pessoas torna o ambiente corporativo mais agradável, deixando a equipe mais unida e existindo trocas saudáveis de ideias.

Tendo uma boa comunicação, educação, respeito ao próximo e postura profissional levará a um bom relacionamento interpessoal na empresa de maneira geral. Algumas estatísticas comprovam que competências comportamentais são os maiores índices de demissão, por mais que o profissional possua uma ótima competência técnica.

9. Estímulos internos

É fundamental para o desenvolvimento profissional a automotivação. E o profissional que assim se mantém possui mais comprometimento com a profissão, com o crescimento pessoal e metas estipuladas para si mesmo.

Além disso, o ambiente externo não lhe proporcionará motivação, mas, manter-se motivado, com certeza influenciará as pessoas ao redor a se sentirem assim.

Com o mundo passando por tantas crises econômicas, estar preparado para o mercado de trabalho, tendo as competências profissionais exigidas atualmente é um grande passo para o sucesso na carreira.

E se você adora nossas postagens e não quer perder nenhuma, assine a nossa newsletter na coluna ao lado e fique por dentro de todas as novidades.

Sobre o autor

RockContent

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter