Dicas

Teste de Inglês: vale a pena pagar por uma certificação profissional?

teste-de-ingles
Escrito por Fluenglish

Dominar a língua inglesa é uma das exigências mais comuns no mercado profissional, nas mais diferentes áreas. Ainda assim, muitas pessoas se perguntam se vale mesmo a pena investir num teste de inglês que comprove a proficiência no idioma. Afinal, trata-se de um gasto a mais, e de um tempo e esforço dedicados para conseguir o certificado.

Se você também está nesse dilema, que tal pensarmos juntos a respeito? A seguir, listamos algumas vantagens de se pagar por um teste de inglês a fim de avaliar se você deve investir. Confira!

1. Teste de inglês como diferencial no currículo

É muito difícil encontrar boas vagas de emprego na atualidade (em qualquer setor) que não exijam algum nível de conhecimento em inglês. Dominar a língua estrangeira faz toda a diferença para a comunicação com parceiros e clientes estrangeiros (especialmente em multinacionais) e para a operação de diversas ferramentas de trabalho, como aplicativos e programas profissionais.

Ao mesmo tempo, muitas empresas têm dificuldade em selecionar candidatos que realmente dominem o idioma. Diversos profissionais preenchem o currículo com a informação de que seu inglês é avançado — mesmo que não seja o caso. Como essas organizações fazem para acertar no processo seletivo, então?

Comprovação de conhecimento

Sim, justamente com a exigência dos testes de inglês! Ao apresentar um certificado, você dá um salto em relação aos outros candidatos, já que comprova em definitivo o seu conhecimento do inglês. Assim, o teste é a prova de que você realmente conhece a língua e não está preenchendo seu currículo de maneira leviana.

São vários os certificados que podem servir a propósitos profissionais. Dentre eles, destacamos o Test of English for International Communication (TOEIC) e o Fluenglish — neste último caso, os testes levam em conta as especificidades de cada área de atuação.

2. Ótimas oportunidades de trabalho

Conquistar uma vaga de emprego em uma boa empresa é um grande passo, mas você não quer parar por aí, certo? Ainda há muito a conquistar, e a certificação profissional em inglês será importante nessa trajetória.

Muitos testes apresentam datas de expiração de dois ou três anos, por exemplo. Afinal, servem para comprovar sua competência na língua naquele momento. Por isso, é fundamental que você continue estudando a fim de realizar novos testes com regularidade, provando a sua competência na área.

Não há dúvidas de que o profissional fluente em inglês consegue mais oportunidades de crescimento na empresa. Se a organização mantém atividades fora do país, por exemplo, os selecionados para participar dos encontros e negociações serão sempre os que dominam o idioma. É o tipo de oportunidade que não se deve perder!

3. Melhor pretensão salarial

Todo profissional sonha em conseguir melhores posições na carreira, e espera que isso se reflita em sua remuneração. Dominar o inglês é uma ferramenta essencial para mais essa conquista.

Segundo algumas pesquisas, quem é fluente no idioma ganha até 61% a mais do que aqueles que possuem um conhecimento apenas básico. É uma diferença muito grande e que precisa ser levada em conta no planejamento da sua carreira.

Para esse tipo de pretensão, a comprovação mais confiável sobre o seu nível de inglês é um certificado. Por isso, o investimento em um teste poderá ser logo recompensado com um aumento de salário. Gastar agora para pagar por um certificado fará, portanto, toda a diferença no futuro!

4. Aprendizado de alto nível

Na vida acadêmica, são várias as fontes de aprendizado. Com a internet, é muito mais fácil ter acesso a diversos tipos de informação — mas de que adianta encontrar os conteúdos se você não consegue lê-los e interpretá-los da melhor maneira?

O inglês é a língua predominante nas mais diversas áreas de pesquisa. Assim, a maior parte do conhecimento é produzido nesse idioma, e circula nessa língua em larga escala. Dominar o idioma é, mais uma vez, fundamental, pois permite que estudantes de todo o mundo acessem as descobertas mais recentes e as discussões mais embasadas de seus cursos.

Acesso a informações

E o certificado será indispensável por um detalhe muito importante. Para saber lidar com os textos de que estamos falando, é preciso dominar não apenas o inglês, mas o inglês acadêmico.

Isso porque, assim como em qualquer outra língua, há uma diferença considerável entre um artigo científico e um texto jornalístico ou um e-mail trocado entre amigos, não é mesmo? Logo, para o entendimento qualificado dos artigos, dissertações e teses, o conhecimento adquirido para ser aprovado num teste de inglês voltado para esses fins é necessário.

Dentre os principais certificados indicados para o mundo acadêmico, estão o Test of English as a Foreign Language (TOEFL), o International English Language Testing System (IELTS) e o First Certificate in English (FCE).

5. Sucesso na carreira internacional

Em um mercado cada vez mais globalizado, novas exigências surgem. Porém, boas oportunidades também aparecem, e é necessário correr atrás delas. Um exemplo são as vagas em empresas multinacionais.

Se você pretende alcançar esse objetivo, saber inglês e comprovar sua proficiência deve ser prioridade absoluta! O mínimo que se espera de um profissional interessado em alavancar a carreira internacionalmente é muita fluência no idioma.

Em uma empresa multinacional, conversar em inglês com colegas, clientes e possíveis parceiros será uma constante, assim como apresentar trabalhos, escrever e ler no idioma. Para se sair bem, saber mais ou menos a língua inglesa jamais será o suficiente.

Além disso, será preciso comprovar seu nível de inglês avançado. Grandes empresas exigem certificações de que o candidato a uma vaga ou um empregado de seus quadros seja capacitado nas mais diferentes habilidades exigidas — dentre elas, no inglês.

Nesses casos, um teste profissional é uma comprovação de proficiência na língua inglesa, e conta muitos pontos junto à corporação. Assim, pode ser o seu passaporte para uma carreira de sucesso internacional!

São várias as vantagens de se fazer um teste de inglês. Caso você deseje crescer na sua área profissional, seja ela qual for, vale muito a pena pagar por uma certificação profissional! Trata-se de um investimento com retorno garantido, que pode mudar os rumos da sua carreira. Se quiser saber mais sobre certificações, entre em contato conosco!

Sobre o autor

Fluenglish

Deixar comentário.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Quer saber mais sobre as novidades em RH?Inscreva-se em nossa newsletter