A etapa de selecionar um novo funcionário é muito importante para qualquer empresa. Afinal, saber montar bem uma equipe profissional é passo fundamental para o sucesso. Ao mesmo tempo, pode ser um grande desafio escolher o perfil de candidato ideal.
Uma seleção de qualidade garante que você contará com um profissional não só competente, mas que tenha a cara da empresa. Então, que tal descobrir algumas estratégias para garantir que você faça a melhor contratação possível? Confira!
A internet facilita muito na hora de divulgar uma vaga de emprego. Por isso, use e abuse dela! Vale recorrer aos diversos canais disponíveis que te levem ao candidato perfeito.
Não se restrinja a uma divulgação básica, apenas na página do Facebook da sua empresa, por exemplo. Divulgue em redes sociais profissionais, em sites de vagas na internet e mesmo em grupos de emprego no Facebook que você julga serem de qualidade.
É claro que você não deve divulgar em todo e qualquer ambiente, mas naqueles que você acredita que poderão te ajudar a encontrar alguém com o perfil da sua empresa. O segredo é fazer a informação circular em muitos meios, mas nos lugares certos.
E vale também apelar para modos mais antigos, porém eficientes, de divulgação — como o famoso boca a boca. Converse com empregadores em que você confia, peça indicações, referências e recomendações. Assim, você garante que vai acertar o alvo!
Muitos empregadores ignoram essa etapa, mas ela faz toda diferença. Se você quer atrair os profissionais que mais combinam com a sua empresa, o pontapé inicial é apresentar de forma clara e objetiva o perfil que você procura.
Se a descrição da vaga e do tipo de empregado desejado for imprecisa, pode ter certeza: vão aparecer diversos candidatos que não têm muito a ver com o perfil ideal para a companhia. Isso tornará o processo seletivo bem mais cansativo, longo e desgastante — e diminuirá as chances de você contratar quem procura.
Por isso, na descrição da vaga, explique bem qual a função, defina o perfil (de liderança, arrojado, comunicativo, criativo, organizado, estratégico, dentre outros) e liste os requisitos necessários e os diferenciais. Dessa forma, é bem mais provável que você atinja o seu público-alvo.
Um processo seletivo envolve um duplo conhecimento: você conhece o candidato e ele, a empresa. Para selecionar o melhor profissional, é importante apresentar a cultura organizacional da sua companhia.
Isso pode ser feito durante a entrevista, quando você terá oportunidade de falar acerca dos objetivos, desafios e valores da empresa. Nesse momento, poderá inclusive fazer um tour com o candidato pelo ambiente de trabalho.
Essa estratégia serve para ver como o profissional responde ao que está conhecendo sobre a instituição, se há química. Além disso, alguns candidatos podem, eles mesmos, perceber que não se encaixam na vaga, o que acaba te ajudando a não cometer equívocos na escolha.
Qualquer processo de seleção requisita a apresentação do currículo do candidato. Esse procedimento é básico e necessário. Porém, o documento não basta para você conhecer um aspirante ao cargo.
Na etapa da entrevista, é importante sondar o candidato sobre as competências e habilidades que ele possui. Isso porque muitos profissionais não são precisos ao preencher seus currículos, e as informações ficam desatualizadas, incompletas ou mesmo incorretas. Uma das maiores mentiras contadas em currículos, por exemplo, é sobre o domínio do inglês.
Por isso, uma boa conversa durante o processo é essencial para conhecer melhor o candidato. Você pode tanto descobrir informações mal preenchidas no currículo quanto ficar sabendo de outras que, por um motivo ou outro, não ficaram registradas no papel — mas podem ser um diferencial.
Outra pergunta para se fazer na entrevista é sobre o relacionamento do candidato com empregadores anteriores. Pode parecer uma questão menor, mas é essencial para saber mais sobre o passado do aspirante ao cargo e descobrir como ele avalia a si próprio.
Se você quer selecionar o perfil de candidato perfeito, precisa conhecê-lo bem. E isso passa por saber como ele é no ambiente profissional, como lida com empregadores, colegas e clientes.
Ao perguntar sobre o passado do candidato, você pode ter uma noção melhor acerca de seu perfil. É possível notar, por exemplo, se ele é capaz de assumir responsabilidades por possíveis erros do passado, ou se simplesmente joga a culpa por uma demissão, por exemplo, nas costas de outra pessoa.
Dominar o inglês é uma das habilidades mais indispensáveis no mercado de trabalho atual, em qualquer área. Para montar um time de sucesso, é fundamental selecionar candidatos proficientes no idioma.
Uma empresa que conta com uma equipe fluente no inglês abre diversas portas: adquirir mais conhecimentos, firmar parcerias e conquistar novos clientes. Qualquer que seja o seu negócio, certamente o perfil de candidato ideal inclui conhecimento do inglês. Assim, vale pedir certificados, comprovações ou mesmo realizar parte da entrevista em inglês para fazer uma avaliação.
Se você deseja contar com profissionais qualificados e que combinem com a sua empresa, deve oferecer, em contrapartida, ótimas oportunidades. Um bom candidato saberá reconhecer uma empresa séria e que o ajude a crescer profissionalmente.
Isso significa que você deve proporcionar aquilo que é mais valorizado no mercado profissional: salário justo, possibilidade de crescimento na companhia e bom ambiente de trabalho. Ao ofertar essas condições, não há dúvidas de que vão surgir ótimos profissionais atrás de uma vaga, e você precisará apenas selecionar o que mais combina com a empresa.
Um time competente e satisfeito é uma receita campeã para qualquer empresa. Valorize os funcionários e os resultados aparecerão!
Ao seguir essas dicas, você define o perfil de candidato ideal para a sua empresa e garante a escolha do melhor candidato. Agora que você está por dentro do assunto, que tal conhecer alguns testes para aplicar no recrutamento e na seleção?
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